1 – Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia, da cultura?
Toda escola tem sua realidade, isto é, visa a formação de trabalhadores para o mercado de trabalho.
Nós educadores trabalhamos com nossos alunos uma educação voltada para os princípios de compreensão do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, sabendo que seu papel se torna mais do que nunca uma necessidade, ou seja, formando cada vez mais pessoas capazes para buscar a transformação da sua realidade social no sentido de uma sociedade cada vez mais humana e justa.
Para que se cumpra essa realidade seria necessário investimento na formação de professores, salas de aulas com menos alunos, famílias presentes etc.
Dificilmente as pesquisas e as produções de conhecimentos se realizarão de forma adequada se não houver investimento, o máximo que pode-se chegar numa sala de aula é a um processo de decoreba e acumulação de conceitos que são repetidas nas avaliações visando a aprovação do discente.
Porém, quando se discute e se assumem as dimensões da formação integral como conjunto fundamental para um processo educativo realmente formativo, isto comparado com a realidade, entra em contradição. Não há como defender politicamente a educação pautada pela inserção no mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura quando se sabe que a sociedade sonha com aprovações recordes, sem estarem preocupados com a qualidade.
Quando se fala sobre o conhecimento e a formação integral, queremos dizer que acima de tudo queremos formar uma sociedade mais crítica, com redistribuição de rendas, com um consumo mais consciente, mais justa e humana, numa escola menos burocrática e onde a democracia e cidadania sejam a base de todas as ações.
2 – Dimensões da formação humana: trabalho, ciência, tecnologia e cultura dos sujeitos do ensino médio.
Após leitura, análise e reflexão das DCNEM e Resolução CNE/CEB nº 02/12 o grupo chegou à conclusão que os referidos documentos que estruturam o ensino médio estão em consonância, ou seja, de uma forma positiva, mas ainda há muitas brexas para a implementação de tais propostas.
Segundo as preposições que geram polêmicas, enunciamos as seguintes necessidades que podem obstruir a realização das ações propostas:
• A valorização dos profissionais da educação, para que os mesmos se sintam estimulados a continuar na sua profissão e que o mesmo desenvolva seu trabalho cada vez melhor.
• Cumprimento estabelecido pela Lei 9394/96 que é a quantidade de alunos por sala de aula.
• Melhoras na estrutura física do ambiente escolar como: laboratórios, banheiros, refeitórios, salas de aula, bibliotecas, quadras poliesportivas.
No entanto para tais mudanças acontecerem, essas devem partir dos órgãos superiores da
educação, porque tudo será em vão se a escola e seus educadores tentarem modificações, as vezes acabam esbarrando nas condições estruturais impostas pelo sistema.