PROPOSTA PARA TRABALHO INTERDISCIPLINAR
SILVA, Danusa Iung da
BORTOLOZZO, Adiles Demarco
ROSSETTO, Alda Fontoura
GOMES, Carla Solange Schwengber
ARANTES, Elisabeth Galindo
ZAN, Elisangela Cantu de
JUNG, Janete
TREVISAN, Leandra Bevilaqua
ELERT, Leila Cristina Lorenson
FREIER, Lucinda Rodrigues da Silva
TESTA, Marcia Von Muehlen
NARDI, Miriam Regina Baratto
LANG, Neida Bordignon
CHIELLA, Solange Vilani
HENDGES, Tania Regina
1- INTRODUÇÃO
A interdisciplinaridade ocorre quando duas ou mais disciplinas relacionam os seus conteúdos para aprofundar o conhecimento. Assim, por exemplo, o professor de Geografia, ao falar da localização do Cristo, poderia utilizar um texto poético, assim como o de Ciências analisaria a história da ocupação da cidade para entender os impactos ambientais da cidade.
O que se pretende é pensar em uma escola a qual não se limite a interesses mais imediatos e pragmáticos, mas que pelo contrário que acolha a ideia de fazer com que a formação humana ocorra na plenitude. Para isso é preciso que os profissionais da educação saibam que estão lidando com diferentes juventudes, identidades, culturas e necessidades, assim é necessário que esta formação esteja em conformidade com a realidade de cada sujeito que frequenta a escola e as transformações históricas e sociais são responsáveis por essas diversidades.
A optar pela didática interdisciplinar a escola compõe um espaço privilegiado, no que concerne à construção e transmissão de conhecimentos que possibilitem ao indivíduo uma formação humana integral. No entanto, pais e comunidade em geral, não se sentem preparados para esse enfrentamento. Quando se refere à escola, observa-se que quer dizer professores. Mas esses não se encontram totalmente habilitados e preparados para trabalhar e abordar essas questões de forma produtiva.
As ações desenvolvidas na escola buscam a valorização e a melhoria da qualidade escolar dos sujeitos que a frequentam. O presente projeto se destina aos alunos de todo o ensino médio.
2- CONTEÚDO CURRICULAR
Descoberta e utilização da Bomba Atômica
3- POSSÍVEIS CONTEÚDOS QUE PODEM SE TRABALHADOS POR DISCIPLINA
Biologia: Os problemas causados para o ambiente e os seres vivos. Os efeitos genéticos nas gerações posteriores a guerra.
Química: A composição da bomba atômica, radioatividade, cinética química – velocidade da reação química, o equilíbrio químico.
História: A perda da identidade de um povo, a destruição de fontes históricas, a dificuldade para a reconstrução das perdas.
Matemática: Estatísticas (as perdas humanas), custos da fabricação de uma bomba, o custo da guerra para um país.
Filosofia: A posição politica e econômica dos cientistas e da ciência. O poder centrado na mão de políticos e cientistas. A relação entre sociedade e ciência, os malefícios da bomba atômica como arma destruidora e manipuladora.
Geografia: Natalidade e mortalidade. Transformação do espaço geográfico, destruição e a reconstrução das cidades.
Português: A leitura e estudo de textos, vocabulário, entrevistas, ortografia, imagens.
Educação Física: A influência da segunda guerra mundial no futebol, a interrupção da copa por causa da guerra. Sugestão de filme: Fuga para a vitória.
Física: Eletromagnetismo, energia liberada, Einstein e a Bomba Atômica.
4- COMO ENSINAR RELACIONANDO AS DISCIPLINAS
Pode se partir de um problema de interesse geral – das disciplinas - e utilize as disciplinas como ferramentas para compreender detalhes. Como um professor a sua função é ser de um consultor da turma, tirando dúvidas relativas à sua disciplina. Inclua no planejamento ideias e sugestões dos alunos (CAVALCANTE, 2015).
Não se deve ficar intimidado por entrar em área alheia pelo contrário o trabalho precisa de diálogo. Pesquisar com os estudantes. Planejar para que se leve em consideração quais conceitos possa ser explorados por outras disciplinas (CAVALCANTE, 2015).
Levantar a discussão nas reuniões pedagógicas e apresente seu planejamento anual para quem quiser fazer parcerias, ela é um momento de diálogo coletivo. Recorra ao coordenador é peça-chave e percebe possibilidades de trabalho. Lembrar sempre que, a interdisciplinaridade não ocorre apenas em grandes projetos ela pode ser praticada entre dois ou mais professores e até mesmo sozinho (CAVALCANTE, 2015).
REFERÊNCIAS
CAVALCANTE, Meire. Interdisciplinaridade: um avanço na educação. Nova Escola. 2005. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/interdisciplinaridade-avanco-... Acesso em 18 Set 2015.