COLÉGIO ESTADUAL RODOLPHO ZANINELLI, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL CADERNO III CIÊNCIAS DA NATUREZA
CADERNO III
Vários objetivos permeiam as ciências da natureza, a partir das pesquisas realizadas pelos alunos. Fazendo uma intertextualidade, os principais conhecimentos, compreende o preconceito racial, social e cultural, o comportamento dos alunos (alguns deles agressivos), adaptação em sala e preferências sexuais. No caso dos peixes, (esgana-gata) também sofrem adaptações, através das cores que afetam os organismos e preferências de acasalamento. Podemos inferir uma relação de comportamento entre ambos e associar ao cotidiano escolar.
No ambiente escolar, analisamos o comportamento dos alunos, e percebemos a expectativa por novidades, coisas diferentes que o agradam de forma bastante atraente. No entanto o corpo docente deve estar atento quanto à predileção dos alunos, no que tange a raça, religião, sexo, classe social etc. E observar os colegas para que não haja discriminação, bem como, não interferir nas preferências dos mesmos.
Achamos que além de trabalhar a seleção natural dos animais, a lógica, levantamento e comprovação de hipóteses, esta maneira de aprender leva o indivíduo a aprender de forma mais significativa, aplicando assim o que aprendeu às suas vivências, de forma mais de uma dinâmica, pois além de aprender aos conteúdos, aprende a utilizar-se da pesquisa e da lógica em todas as outras disciplinas, formando assim um pensamento crítico modificador da realidade que se impõem, ou seja, um indivíduo atuante.
Quais são os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar?
O comportamento da espécie durante o acasalamento, reprodução.
A importância do aluno do ensino médio ser avaliado como uma parte integrante do processo de formação que possibilita diagnosticar questões relevantes, aferir resultados alcançados, considerando os objetivos propostos e identificar mudanças de percurso que se façam necessários.
A avaliação é importante para o aluno, pois é um meio de verificar, identificar, superar as dificuldades e continuar progredindo na aprendizagem; para o professor, é um meio de aperfeiçoar seus procedimentos de ensino. Quanto à questão só é necessário interpretação de texto.
O papel do ensino das Ciências da Natureza é colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e integrante do universo. E como vimos no texto pela alfabetização cientifica onde o aluno “amplie sua leitura de mundo e participe, de maneira engajada, nos debates da sociedade que envolva aspectos cientifico-tecnológicos, tanto no seu âmbito técnico como nas relações deste com o âmbito ético, econômico e ambiental”.
Logo contribuem para a ampliação das explicações sobre os fenômenos da natureza, para o entendimento e questionamento dos diferentes modos de com ela interagir e de nela intervir e, ainda, para a compreensão das mais variadas formas de utilizar os recursos naturais e prever seus impactos. Estimulando o aluno a investigar e experimentar.
PROJETO: O LIXO COMO FONTE DE CONSCIENTIZAÇÃO NA ESCOLA.
AGENTES: PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL RODOLPHO ZANINELLI.
PÚBLICO ALVO: ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
PERÍODO: SEGUNDO BIMESTRE
1. Justificativa:
O comportamento do ser humano em relação ao lixo como algo inútil, sempre foi aceito por muitos da sociedade, de um modo em geral e, principalmente, na comunidade escolar. A partir dessa consideração, desenvolvemos um projeto que envolvesse todas as disciplinas de forma conjunta e interdisciplinar com o propósito de possibilitar trabalhos de forma investigativa e pedagógica sobre as temáticas envolvendo o lixo. Um dos focos principais do projeto é trabalhar essa questão relacionada à cidadania, pois a participação ativa e o resgate de direitos promovem a ética eficaz, capaz de conciliar o ambiente e a sociedade. Desenvolvendo um projeto dialógico entre todas as ciências que possibilitará um leque de situações de valorização do ser humano e do lixo como fonte de riqueza e conscientização.
2. Objetivo Geral:
Aprofundar o conhecimento sobre a temática do descarte do lixo, valorizando as atitudes conscientes dentro e fora do ambiente escolar, reforçando cada vez mais entre os alunos e a comunidade a consciência de preservação ao meio ambiente, estimulando o exercício da cidadania e mostrando aos alunos e aos pais a importância do reaproveitamento para o meio ambiente.
3. Objetivos Específicos:
- Perceber que os cuidados com o meio ambiente são necessários e devem ser contínuo;
- Conhecer e aprender de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao lixo;
- Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo criativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e boa qualidade de vida;
- Identificar-se como parte integrante da natureza percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.
4. Diagnóstico:
De acordo com o que foi observado na temática abordada no documentário “Ilha das Flores”, e discutido no caderno II, concluímos que o enfoque principal encontra-se nas habilidades das áreas das Ciências da natureza. O bairro Vila Verde CIC, está situado, possui alguns problemas básicos de infraestrutura. A conscientização de toda a comunidade escolar é um fator de grande utilidade para mudar a situação de degradação ambiental a qual o bairro se encontra, pois uma sociedade conscientizada tem um grande poder de mudança. Toda comunidade escolar deve compreender que a escola é um local onde o aluno dará sequência no seu processo de socialização. O que na escola se faz ou se diz ou se valoriza representa aquilo que a sociedade quer e aprova. A partir desse enfoque a escola deve oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas consequências para consigo, para sua própria espécie e para todos os seres existentes no meio ambiente.
A escola vivencia problemas relacionados ao lixo desde a entrada até as salas de aula. Para solucioná-lo, foi implementada a coleta seletiva do lixo com aquisição de tambores com cores, identificando- os, mas sabemos que para acontecer uma mudança coletiva de bons hábitos, é necessário reforçar a conscientizar toda comunidade escolar periodicamente com o objetivo de criar valores que influenciem nas atitudes cotidianas. Como vimos no documentário “ILHA DAS FLORES” o principal enfoque é a problemática do lixo e a busca da valorização do ser humano principalmente na questão social. Como metodologia de trabalho vai desenvolver um projeto interdisciplinar tendo como meta a valorização dos seres humanos por meio da ideia de que o lixo pode e deve ser fonte de conscientização e de riqueza.
5. Metodologia:
Todo o trabalho de pesquisa deve ser começado pelo levantamento diagnóstico do documentário ILHA DAS FLORES (visto previamente pelos alunos) que servirá como detonador para o desenvolvimento do projeto interdisciplinar que visa trabalhar a conscientização do corpo discente em frente da temática lixo desde o descarte, da relação ser humano e o lixo, até a possível geração de riquezas. O projeto iniciará com um momento cívico planejado e dirigido pelos professores de BIOLOGIA, FISICA e QUÍMICA sobre o temático LIXO, para motivar a comunidade escolar em relação ao tema.
Serão formulados questionários para toda comunidade, objetivando averiguar o nível de conscientização de todos sobre questões básicas do lixo em sala de aula, corredores, o descarte das sobras da merenda, lixo domestico, reaproveitamento e reciclagem. Em seguida, serão promovidas oficinas com a finalidade de abordar a relação do lixo com a qualidade de vida e a valorização do ser humano. Cada área de conhecimento terá um leque de ações interdisciplinares durante o segundo bimestre a serem aplicadas com todos da comunidade escolar. Essas ações evitarão o uso de cartazes de papel para que os mesmos não se transformem em maior quantidade de lixo na escola com atuações obrigatórias em todas as disciplinas.
6. AÇÕES / ÁREAS:
BIOLOGIA
Tema: Saneamento básico e horta móvel.
Objetivo: Orientar os alunos sobre a relação do saneamento básico, doenças e a relação com o ambiente escolar.
Ações: Os alunos desenvolverão trabalhos com fotografias, entrevistas para construção de um mural de conscientização do bairro e da escola sobre o lixo no ambiente em que vivemos. Será implementada, na escola, uma horta móvel com adubo orgânico.
QUÍMICA e FÍSICA
Tema: O uso correto do lixo
Objetivo: Discutir sobre a importância do uso correto do lixo e os problemas advindos do descarte incorreto, principalmente as contaminações causadas pelo mau uso dele.
Ações: pesquisas de campo em pontos de descarte do lixo no bairro para observar a situação e, em seguida, os alunos, juntamente com os professores, farão uma carta de denúncia às autoridades competentes para que possam tomar providências cabíveis.
MATEMÁTICA
Tema: O lixo numa visão matemática
Objetivo: Pesquisar, comparar e tabular a quantidade dos tipos de lixo provenientes da nossa escola.
Ações: Construção, com os dados obtidos, de gráficos, tabulações e propostas para diminuir a quantidade de lixo escolar.
LÍNGUA PORTUGUESA
Tema: Trabalhando o “Luxo do lixo”.
Objetivo: Discutir e refletir sobre as questões ambientais, na construção de gêneros argumentativos.
Ações: Produção de textos argumentativos (artigos de opinião, carta argumentativa, carta manifesto, dissertação, entre outros) para divulgação no jornal da escola.
ARTE e EDUCACAO FÍSICA
Tema: A arte do lixo
Objetivo: Usar a arte como instrumento de sensibilização e divulgação do projeto, por meio de diferentes produções artísticas (desenho, pintura, escultura, dança, música, entre outros) com o uso e a reciclagem do lixo escolar e/ou doméstico).
Ações: Pesquisa de campo, relacionada com formas e cores, criação de projetos paisagísticos para renovação dos jardins da escola, produção de esculturas, pinturas, desenhos relacionados ao tema, criação de coreografias, músicas, entre outros.
INGLÊS
Tema: O inglês e a ordem do dia
Objetivo: envolver os alunos e conscientizá-los sobre a temática do lixo escolar, para que possam, por meio das frases no imperativo, agregar valores, gerando mudanças de atitudes em relação à problemática do lixo.
Ações: Traduzir palavras do cotidiano dos alunos, construindo placas educativas na conscientização do uso adequado das lixeiras.
SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA e ENSINO RELIGIOSO
Tema: O lixo e o consumismo
Objetivo: Discutir sobre os aspectos sociais advindos dos resíduos, enfocando principalmente a cidadania a partir da exibição do filme ‘A ilha das flores’, e da leitura do poema O Bicho, de Manoel Bandeira, refletindo sobre os aspectos sociais envolvidos, entre eles e destacando o papel dos catadores de lixo nas coletas seletivas.
Ações: Pesquisas relacionando o espaço físico, a história do consumismo e os vários pensamentos em relação ao conhecimento a respeito do que é lixo e suas transformações ao longo do tempo.
7. CULMINÂNCIA:
A culminância do projeto acontecerá com uma mostra dos trabalhos realizados durante o decorrer do bimestre, com o objetivo de que os alunos apresentem propostas para a solução dos problemas do lixo na nossa escola e no nosso bairro.
8. AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto será contínua, feita pelos professores de cada área, que verificará o desenvolvimento das competências e habilidades propostas nos objetivos geral e específico; e dar-se-á durante o desenvolvimento de todas as atividades, envolvendo a comunidade escolar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 22ªed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1996.
KOENING. Cristina S.I. Tá Limpo. Vídeo: campo 4,1992 (11min); color.
NORONHA, Inês Percepção e Comportamento Socioambiental. Disponível em:< www3. mg.senac.br/NR/rdonlyres/.../Inês.pdf>. Acesso em:< 20/02/2015>
Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Ministério de Educação. Secretária de Educação, 3ª edição, Brasília, 2001.
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