COLÉGIO ESTADUAL RODOLPHO ZANINELLI - CADERNO III – TEMÁTICA 3

COLÉGIO ESTADUAL RODOLPHO ZANINELLI

CADERNO III – TEMÁTICA  3 

Podemos iniciar nossas considerações falando sobre o conceito e a importância da  autonomia previstos no Projeto Político Pedagógico da escola, que não são considerados pelo professor, esse projeto da escola não parece servir como referência para o desenvolvimento de atividades que seus professores possam utilizar como parâmetro para promover as finalidades da educação básica, ao contrário percebe-se que há uma tendência muito forte em continuarmos presos aos planos de trabalho docentes engessados e conteudistas, baseados nos pressupostos curriculares, sem contudo observar que os conteúdos são importantes, mas a maneira como estes conteúdos serão apresentados aos alunos devem ser objeto de reflexão, e nesse sentido a análise do Projeto Político Pedagógica  da escola é importante, pois este documento contempla todas as questões pedagógicas discutidas no âmbito escolar, através PPP perpassam questões que envolvem desde a  organização dos conteúdos até e principalmente o fato de que todas as disciplinas estão conectadas, confirmando portanto a máxima de que como todas as disciplinas estão entrelaçadas, seria pertinente então repensarmos a maneira como os conteúdos são apresentados aos alunos, repensar nossas posturas admitindo a importância da sua própria disciplina, mas principalmente a importância que as outras disciplinas podem trazer como contribuição para que sua aula fique ainda mais rica e atrativa.

Partindo desse pressuposto pensamos que é possível  estabelecer relações entre uma aula que aborde os conteúdos e objetivos necessários para a formação do aluno, permitindo que tais conteúdos sejam transmitidos de maneira agradável e de forma que  eles consigam fazer as conexões entre os diferentes conteúdos das diferentes disciplinas ensinadas.
Portanto, é pertinente afirmar que o conhecimento também se apresenta em sala de aula, por intermédio dos próprios alunos, contextualizando suas experiências, dúvidas e sugestões.

Estas reflexões nos levam a entender portanto que devemos ensinar a pensar para que o aluno tome suas próprias decisões, a autonomia de atos e funções levam a cidadania de acordo com o que a escola oferta ao aluno levando em consideração o contexto no qual ele esta inserido.