COLÉGIO ESTADUAL RODOLPHO ZANINELLI

O currículo traz em si uma proposta de conteúdos elencados sequencialmente, distribuídos com pre requisitos. Entretanto, entendemos que a prática curricular e a realidade de cada comunidade escolar, depende da  região, cultura, valores, ética, moral e cidadania  os quais são diversificados.  Entendemos como uma vertente em educação o estudo da realidade do aluno, entrelaçando esta aos conteúdos que possam  ser efetivamente abordados de tal forma que possibilitem um significado para os alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Atualmente, em algumas escolas, o ensino ainda é caracterizado pela memorização e reprodução de conceitos desprovidos de significados pelos alunos. Apesar de alguns esforços, esse processo vem sendo frequentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível, permanecendo ainda problemático, principalmente no que se refere ao uso de diferentes fontes de informação, de diferentes metodologias e quanto à superação da visão fragmentada de conhecimentos.
As diretrizes de Ensino Médio consideram o que está ocorrendo no mundo do trabalho e na sociedade, sendo assim a educação escolar deverá estar vinculada a ambos. O que aumenta a possibilidade de empregabilidade no mundo de hoje é a enfase nas habilidades básicas e gerais. São fatores relevantes a capacidade de análise, de  resolver problemas, de tomar decisões e, sobretudo, ter flexibilidade para continuar aprendendo.
  Ainda, ressaltamos o peso das exigências específicas no âmbito do trabalho docente, em  que as questões relativas as informações no mundo contemporâneo talvez seja, do ponto de vista educacional, a mais importante. São indispensáveis a constituição, a negociação de sentidos no ambiente de sala de aula com a possibilidade de gerar conhecimento coletivo. O professor está hoje sendo levado a parar e entender que não é mais a única fonte legítima de conhecimento para o aluno. Talvez este seja mais hábil e mais rápido para o aluno acessar a internet em busca de informações. Mas enquanto isso se fortalece o papel que o professor, que sempre teve de ajudar o aluno a buscar sentido nas informações, avaliando, criticando, compreendendo e julgando a pertinência e aplicando-as na vida prática.
Partindo do pressuposto que o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, exige um conhecimento formalizado e legitimado por um corpo de conhecimento científico em que as disciplinas curriculares são entendidas como um recorte, que pode contribuir para uma formação do sujeito possibilitando que ele seja capaz de atuar no mundo globalizado. Porém a forma como se aplica o currículo nas escolas, nem sempre tem relação com a realidade local em que o sujeito está inserido.