PACTO PARA MELHORAMENTO DO ENSINO MÉDIO
CURSISTA: HELOANNE CARDOSO OLIVEIRA TEODORO
ATIVIDADE REFERENTE AO CADERNO 1, REFLEXÃO E AÇÃO:
A EVASÃO ESCOLAR: As principais causas
Entendendo que Ensino Médio é a etapa final da educação básica, e que a sua universalização é fundamental no caminho para uma sociedade mais justa e igualitária, que percebemos quão importante é que se valorize e incentive os discentes a concluírem essa etapa, e que avancem rumo ao ensino superior.
É notável nas pesquisas do CENSO 2012, as quedas nas matrículas para essa fase final do ensino, fato preocupante, pois na sociedade capitalista na qual estamos inseridos, a sua conclusão é essencial para se conquistar um lugar no mercado de trabalho.
E buscando compreender os motivos que levam tantos alunos a desistirem de concluir o Ensino Médio, decidi realizar uma pesquisa de campo, na forma de questionário, no Colégio em que trabalho. Os resultados da pesquisa foram os seguintes:
Pesquisa realizada no Colégio Alberto Gomes Veiga – Ensino Médio e Técnico, com 30 alunos do segundo ano do Ensino Médio, período da manhã, todos com faixa etária entre 16 e 18 anos.
Entre os alunos que responderam o questionário, a grande maioria utiliza o transporte público para chegar ao Colégio, ainda não estão inseridos no mercado de trabalho. O fato que mais impressionou é que entre os 30 alunos que responderam ao questionário, 28 deles conhece alguém que não concluiu o Ensino Médio, relato que realmente revela a realidade da evasão escolar nessa etapa de ensino.
As principais causas destacadas por eles para essa evasão foram: falta de motivação e interesse por parte dos discentes, a dificuldade de conciliar trabalho e estudo, gravidez na adolescência, fatores sociais, como o uso de drogas, violência doméstica e a falta de compreensão dos conteúdos.
Essa atividade foi muito válida para minha prática docente, pois pude ter uma visão mais ampla da realidade dos alunos, no que diz respeito à evasão escolar. Acredito que podemos mudar essa realidade com práticas de incentivo aos estudos, fazendo campanhas para que esse grande contingente de desistentes volte a estudar, nas modalidades nas quais eles se enquadrem, seja na Educação de Jovens e Adultos, Ensino regular ou Técnico.
Em anexo o modelo do questionário que foi aplicado para os alunos.