Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo - O Currículo

O currículo do Ensino Médio do Estado do Paraná através das DCEs, foi construído com o intuito de trabalhar com a prática e a teoria de uma forma diferenciada e inovadora. Esta proposta curricular tem o objetivo de fazer uma releitura para o Currículo Básico mudando assim os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). As disciplinas estão sendo organizadas por áreas de conhecimento. Esses dois importantes documentos asseguram ao educando o conhecimento historicamente construído e sistematizado, articulando assim, as diversas formas de conhecimentos tais como: Cultura, Trabalho, Ciência e Tecnologia, marcando assim, a concepção pedagógica de cada disciplina nas formas de trabalhar o aprendizado. O trabalho em equipe fortalece os recursos pedagógicos com a interação de diversos professores de diversas áreas, trazendo uma qualidade de ensino nas instituições públicas, pontuando assim, todos os conteúdos a serem trabalhados. As avaliações devem ter novos critérios, instigando o aluno pela busca do conhecimento e não por uma simples obtenção de nota. Partindo dessa premissa, acredita-se ser importante delimitar o foco neste assunto, a partir da compreensão e da implantação das finalidades para Educação Básica. Essas propiciam o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, fazendo com que o aluno construa sua própria autonomia na investigação de novos saberes e instigando-o a adquirir o gosto pela aprendizagem, fazendo com que o mesmo evolua no processo sócio crítico, sendo assim, essas finalidades devem ocorrer no processo ensino-aprendizagem entre o docente e o discente. O aluno somente será inserido em um meio a partir da socialização se o conhecimento de mundo for importante para a produção de sua própria identidade e com isso tenha uma participação efetiva na sociedade como um todo. No entanto, é visto que o discente em sua imaturidade não tenha o discernimento da importância do estudo e do conhecimento prévio cultural, intelectual e tecnológico, fazendo assim, com que seja desestimulado dos seus interesses. Cabe ao professor com a parceria do aluno mudar este panorama, pois ambas as partes são responsável por esta mudança e essa ocorrerá na necessidade do discente. O docente tem o papel fundamental nessa mudança, pois é o detentor do conhecimento e mediador da aculturação. O Ensino Médio deve estar voltado na ênfase de treinamento para fazeres mais práticos. A intenção de completar a formação geral de nossos estudantes nessa fase implica, entretanto, em uma atitude articulada no interior de cada área e no conjunto delas. A transformação de qualidade implica em promover a formação dos jovens, que devem conviver com essas mudanças quantitativas e qualitativas, decorrentes de processos sociais e culturais que precisam ser considerados e compreendidos. Adequar à escola a seu público atual é torná-la capaz de promover a realização pessoal, a qualificação para um trabalho digno, para a participação social e política, enfim, para uma cidadania plena da totalidade de seus alunos e alunas. No Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo, localizado no Vitória Régia desenvolveu juntamente com o 3º ano do Ensino Médio, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com a finalidade de instigar os alunos à pesquisa, fazendo com que os mesmos produzissem um artigo de nível cientifico com conteúdos interdisciplinares (Biologia, Física, Inglês, Matemática, Química e Língua Portuguesa), com apresentação em equipes preparadas no decorrer do 3º e 4º bimestres. Esta será apresentada na Semana Cultural do colégio. Nesse projeto trabalhou-se a linguagem, o raciocínio lógico, as fundamentações teóricas, a comunicação (oralidade) e a escrita, preparando o jovem para uma iniciação superior. Outro exemplo foi o trabalho de apresentação de um aluno do período noturno com a assessoria da professora de arte, o mesmo apresentou um concerto de violino, trazendo musicas clássicas e contemporâneas, demonstrando suas habilidades para os professores e alunos presentes. Sendo assim fica visível a importância da inclusão da arte (música) no processo ensino aprendizagem. Uma das dificuldades encontradas no colégio é a falta de condições necessárias para a realização de diversas atividades, devido a fatores como: instalações inadequadas para a utilização de artefatos tecnológicos, interação entre os discentes e ainda a falta de remuneração adequada aos docentes que se encontram muitas vezes desmotivada.

Cursistas- Adizio Gomes de Freitas Junior, Alessandra Maragno, , Antonio Martins Bitencourt, Daiane de Paula Faria, Donaldo Schreoeder, Eberson Ricardo Sabião, Elane Xavier Gomes, Gilberto Brandl Junior, Jean Lonis Macedo, Joel Pereira dos Santos, Josiane de Fatima Gay Colly, Kark Werner Weiand, Kleber Luiz Xavier, Luciane Domingues Tancredo, Mônica Aparecida Cardoso, Robson Morais Passos, Thais de Moraes Gelini.