Colégio Estadual Professora “Maria de Lourdes Rodrigues Morozowski”. Caderno II. Reflexão e Ação 1.
Orientadora: Raquel Tavares Barbosa Moreira. Professores: Antonio Carlos de Oliveira Junior. Claudia Daniele Santos Batista. Francisco Cordeiro. Jeferson Sivek. Luciano Schimitt. Maria Angélica Mantovani Casagrande. Nádia Cristina Sermanovicz. Neila Cordeiro de Carvalho. Nilson Mariano. Rita do Carmo e Vivian Catharina Gomes Rebelo.
De acordo com o texto, para iniciar um trabalho interdisciplinar é fundamental o professor ter domínio completo e atualizado da sua disciplina do ponto de vista teórico, metodológico e prático. Porém, é necessário deixar claro também que além deste domínio não se pode perder de vista o caráter curricular da disciplina, já que na educação básica não se está formando “especialistas” na área, mas sim, cidadãos que vão se utilizar destes conhecimentos curriculares para intervenção na prática social.
No que se refere à interdisciplinaridade, os conhecimentos deverão ser ferramentas para fazer conexões entre as disciplinas e formar a totalidade do conhecimento. Neste sentido, para o professor não será necessário o domínio de todas as disciplinas em forma e conteúdo. No entanto, sobre o assunto específico objeto da interdisciplinaridade, é fundamental que haja compreensão e domínio.
Exemplo disso seria uma atividade interdisciplinar abordando o uso indiscriminado de anabolizante para obtenção do corpo perfeito ou da melhor performance, onde estariam envolvidas as disciplinas de química, educação física, física, história, biologia, geografia, filosofia.