Colégio Estadual Professora Júlia Wanderley - Cascavel - Currículo: aproximações e distinções_Temática 3

Para que se possa efetivar no Ensino Médio uma perspectiva interdisciplinar, primeiramente é importante fazermos uma reflexão sobre as práticas docentes existentes em nossas escolas e as relações  dessas práticas com o campo teórico do currículo e questionarmos acerca das formas de organização dos tempos, dos espaços e dos saberes, buscando alternativas que permitam maior integração e diálogo entre as disciplinas e as áreas de conhecimento e entre estas  e os jovens do Estado do Paraná.

Faz-se necessário também, uma reflexão coletiva  partindo das necessidades primordiais para formação integral do nosso aluno nos aspectos sociais, culturais, emocionais e pessoais, não deixando de levar em conta o currículo oculto, no qual as necessidades, particularidades e peculiaridades podem representar aspectos relevantes para o desenvolvimento de todo o processo de formação humana e acadêmica.

Na relação do ensino e do mundo do trabalho, da ciência e da tecnologia e da cultura, diante da necessidade de reconhecer e identificar os sujeitos do Ensino Médio, a centralidade deve ser o conhecimento e os saberes,  levando a uma conscientização politica por meio de uma concepção inovadora, deslocando - se de uma visão abstrata para uma compreensão histórica e social do processo educativo e da construção dos conhecimentos nesta etapa de escolarização da nossa juventude.

A reflexão sobre as práticas docentes e o currículo do Ensino Médio, deve superar sua oscilação e intencionalidade política e permitir um diálogo sobre as áreas do conhecimento, visando a  formação integral de nossos jovens estudantes.

Desta forma, para o Estado do Paraná devemos pensar em uma organização curricular que se estruture na organização de todas as áreas dos conhecimento, de forma que as disciplinas interajam entre si, para que haja maior relação, articulação e contextualização entre os conteúdos e que seja construída a partir das trocas de saberes e experiências entre os educadores e os educandos, afim de abranger todas as áreas de interesses dos mesmos. Nessa perspectiva o professor terá mais facilidade em motivar o gosto pela investigação, pela pesquisa, pelo novo e despertar o prazer pelo acesso ao conhecimento.

As Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná foram estruturadas e construídas coletivamente com a participação dos professores de toda a rede estadual de ensino, servindo como parâmetro para a elaboração da Proposta Pedagógica Curricular das diversas disciplinas, levando em consideração as características,a diversidade e as necessidades de cada comunidade escolar. Portanto, faz-se necessário novamente a participação de toda a comunidade escolar para que haja uma reformulação coletiva das DCEs.