COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR VICTÓRIO EMANUEL ABROZINO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE - CASCAVEL PARANÁ

Cristiane Fatima Ciello Giraldelli
Danielle Kutscher David
Débora Valero
Eliete Beatris Liipges Nesello
Fabiane Liberali
Leonardo Augusto Catafesta

 

REFLEXÃO E AÇÃO N 4 – CADERNO 4

1) A aprendizagem demanda participação e o jovem tem um modo característico de produzir sentido em suas práticas. A escola pode contribuir com seu aprendizado na medida em que respeita suas especifi¬cidades, possibilitando a ressignificação de sua ação e a formação de repertórios culturais de forma crítica.

2) Metáfora da Árvore:

A partir do conhecimento globalizado, transcultural e digital, partindo de elementos atuais embasando-se no método histórico dialético levar o alunoo a pensar, refletir o significado das imagens. 
Através de uma leitura crítica especular as relações de poder, o impacto no dia a dia e fazer com que o aluno se questione enquanto ser histórico a sua participação nesta visão de mundo, ou seja, fazer com que ele desenvolva consciência sobre os discursos a ele apresentados e o que isso acarreta no seu cotidiano, não sendo um ser assujeitado.
O homem torna-se sujeito quando realiza, apresenta a sua leitura reflexiva sobre os discursos a ele apresentados ou vivenciados, construindo seu processo de humanização.
Levando o aluno a refletir, motiva-o, melhorando sua auto-estima, propiciando a possibilidade de mudança.

3) Uma das mais importantes tarefas das instituições educativas hoje está em contribuir para que os jovens possam realizar escolhas conscientes sobre suas trajetórias pessoais e constituir os seus próprios acervos de valores e conhecimentos não mais impostos como heranças familiares ou institucionais. (BRASIL, 2013, p. 19)