Colégio Estadual Professor Victorio Emanuel Abrozino - Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante - CASCAVEL - PR

Alunos:

Cristiane Fátima Ciello Giraldelli

Danielle Kutscher David

Eliete Beatris Lupges Nesello

Débora Cristina de Lima Valero

Fabiane Liberali

Izabel Cristina Gonçalves

Leonardo Augusto Catafesta

Maria Zeli Mendes Ferreira

ETAPA II, CADERNO 1

REFLEXÃO E AÇÃO 3
Faça uma reflexão acerca do esquema apresentado como síntese desta unidade do Caderno. A se¬guir, em pequenos grupos, discuta com seus colegas e escreva os principais problemas da escola (Ensino Médio) na coluna da tabela. Analise os impactos desses problemas na escola. Agora, proponha ações para mudar essa realidade. Socialize os resultados desta atividade como contribuição para a reescrita do PPP.
 

PROBLEMA
(O que precisa ser mudado?) IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema) AÇÕES
(Para resolver o problema)
Falta de ações políticas/governamentais voltadas para a educação.  • Falta de investimento em Recursos materiais e humanos;
• Professores desmotivados;
• Salas superlotadas; • Investimento massivo em educação.
Alunos que demonstram desinteresse e falta de objetivos para o futuro.

• Defasagens de conteúdo;
• Dificuldade no ensino e na aprendizagem;
• Baixas expectativas para o futuro; • Estimular o jovem a pensar como o conhecimento pode ajudá-lo a atingir objetivos, através de:
- Elaboração de simulados.
- Visitas a universidades.
- Visitas técnicas.
- Convidar ex alunos para dialogar sobre suas experiências escolares
- Realizar semanas tecnológicas.
Alunos que devido a condições sócio econômicas, necessitam priorizar o trabalho ao invés do estudo. • Baixo rendimento escolar devido jornada dupla;
• Evasão escolar;
• Imediatismo para suprir suas necessidades;  • Politicas públicas efetivas voltadas ao acesso à educação de forma integral.
Alunos que apresentam defasagens significativas de aprendizagem, oriundas de anos anteriores, fazendo com que os alunos se desmotivem para dar continuidade aos seus estudos; • Altos índices de evasão escolar; •  Profissionais da saúde (Psicólogos, Assistentes sociais, Psicopedagogas..) para atendimento aos alunos na escola;

Formação continuada do professor. • Falta de atualização; • Programas de incentivo a formação do professor (participação em Simpósios, Seminários em Universidades);
• Colocar em prática os ensinamentos do PNFEM, mudança cultural.

 

REFLEXÃO E AÇÃO 4
Prezado Professor, prezada Professora, individualmente leia as duas atividades propostas e es¬colha uma para realizar. Faça os registros da atividade selecionada e socialize as suas conclusões com seus colegas.

I - Mediante sua participação no Conselho de Classe, faça um relatório claro e objetivo com base nas seguintes questões: Anote todos os diálogos e impressões que você puder observar nesta tarefa. Agora responda:

1-Quais foram os problemas levantados?
2-Quais os encaminhamentos propostos?
3-Estabeleça a diferença entre queixa e problema.
4-Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
5-Quais foram as sugestões propostas?
6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?
7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?

II - Realize a leitura e análise de uma ata de Conselho de Classe com base nas questões apresentadas na atividade I.
1) Problemas levantados:

- Conselho de Classe é uma discussão coletiva onde são apontadas as dificuldades dos alunos, professores e instituição de ensino na busca por melhorias;
_ Perfil da Turma
- Indisciplina e baixa frequência de alunos;
- Baixo rendimento (Notas abaixo da média);
- Alunos que frequentam sala de recursos;
-análise do rendimento da turma;
- discussão sobre o desinteresse e desmotivação dos alunos;

2) Encaminhamentos propostos:
- Tomar decisões que possibilitem atingir os resultados esperados;
- Preparar a pauta da reunião listando os itens que precisam ser comentados e discutidos. Todos os participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções;
-discussão entre professores e pedagogos para solucionar problemas e levantar sugestões de melhorias;
-debate com a turma e troca de informação, levando um retorno da avaliação do rendimento da turma;
-um novo fazer pedagógico, favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas à aprendizagem de cada turma e/ou aluno;
- cada aluno deve ser visto individualmente, em suas singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias particulares;
- Convocação dos pais ou responsáveis para cobrança em cima de alunos com problemas de disciplina e aprendizagem,
- Encaminhamentos para análise de possíveis casos de dificuldades em aprendizagem,

3) Estabeleça a diferença entre queixa e problema:
Queixa: É reclamação sobre determinado comportamento ou atitude. Para as queixas devemos identificar o problema para poder então interferir na forma de ação.
Problema: É atitudes não desejáveis. Como, por exemplo, a indisciplina, a não realização de atividades e a falta de participação em sala.

4) Quais questões de ensino e aprendizagem foram tratadas no Conselho?
• Valorizar a observação do progresso ou retrocesso individual dos alunos aula a aula, bem como seu comportamento cognitivo, afetivo e social durante as aulas;
• Reconhecer o valor da história de vida dos alunos, tanto no que se refere a seu passado distante quanto próximo (período                      a ser avaliado);
• Prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário;
• Traçar metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.

5-Quais foram as sugestões propostas?
-Realizar o pré-conselho (levantando pontos a serem considerados de maior relevância);
-estabelecer uma data para o conselho de classe com antecedência adequada para que todos os professores possam estar presentes e contribuir  de forma efetiva proporcionando melhorias de qualidade no processo ensino-aprendizagem;
-organizar datas e horários onde seja possível que toda a equipe escolar, direção, coordenação, pedagogos e demais envolvidos  possam participar de todos os conselhos de classe;
-organizar as atribuições de cada profissional, para não sobrecarregar determinadas funções..

6-Quais práticas de gestão democrática você identificou no Conselho?

Pode-se identificar atividades como por meio de reunião de esforços coletivos para o implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana e que o Plano Político pedagógico (PPP) é elaborado através de construção coletiva e que além da formação deve haver o fortalecimento do Conselho Escolar. A gestão democrática da educação está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social, no planejamento e elaboração de políticas educacionais, na tomada de decisões, na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição, na execução das resoluções colegiadas, nos períodos de avaliação da escola e da política educacional.

7- Que mudanças você propõe para a realização do Conselho de Classe?

- Realizar um conselho de classe participativo:
1º Pré-conselho: professor regente/equipe pedagógica realiza perguntas pré-determinadas para levantar as dificuldades por parte dos alunos;
2° Orientações/discussões pontuais e particular sobre o método de ensino e avalição de cada professor;
3º No conselho, levantar as metodologias utilizadas que foram satisfatórias.