COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR HIRAM ROLIM LAMAS. - REFLEXÃO E AÇÃO III Etapa II - Caderno V – Matemática.

Docentes:

Andressa, Edna Cardoso, Elísia Matos, Evanize Rodrigues, Fernanda Neves, Jamille Miller, Juliana Pontes, Luciana Costa Teófilo, Lucimar Souza Da Costa
Neuza Maria Machado.

REFLEXÃO E AÇÃO III
Etapa II - Caderno V – Matemática.

Não podemos excluir a importância do uso da matemática no nosso cotidiano, em simples atos como contar e calcular e aferir medidas de proporção na quantificação de todo e qualquer produto.
Por mais que pensemos que seja essa a estrita função da matemática, vemos que essa ideia está aquém da veracidade, uma vez que a disciplina em questão engloba quatro diferentes eixos de raciocínios: o pensamento indutivo, o raciocínio lógico-dedutivo, a visão geométrico-espacial e o pensamento não-determinístico. Cada eixo expande, de acordo com suas especificidades, em todas as outras áreas de conhecimento existentes no mundo.
As origens dos conceitos matemáticos são tão antigas quanto a própria cultura. As motivações para a construção desses conceitos foram problemas ligados, por exemplo, ao comércio, à agricultura, às construções de grande porte ou às observações e registros sobre corpos celestes, com a finalidade de produzir objetos ou condições necessárias para a existência humana (trabalho).
Ao surgir à necessidade de ampliar os conhecimentos e aprofundar seus estudos em situações distintas, houve também a busca por mecanismos de pesquisas para que tal ato fosse possível.
Leonardo da Vinci era um homem que estudava as mais diversas ciências. Em um período que não era encarado seguro estudar e questionar a igreja. Mas sua busca pela a verdade e perfeição não impediu de estudar e se dedicar a cultura.
O desenho do homem vitruviano surgiu da observaçao e do estudo de um outro cientista Marcus Vitruvius, do período I ac. Leonardo da Vinci era renascentista,viveu no período em que o homem buscava a verdade, nào importando com o que a igreja divulgava, procurava um avanço nas ciencias, na cultura e na arte. O homem de braços abertos age sobre o mundo, abraçando-o, criando condições para poder existir com o seu trabalho. A cultura acumulada através dos tempos parece representada pelas diferentes faces da imagem, o passado, o presente e o futuro. O esboço que tem o homem como centro, lembra uma máquina e suas engrenagens, ciência e tecnologia. A harmonia das formas, a busca da perfeição, a evolução, a passagem do tempo, o dinamismo… Assim como o “Homem Vitruviano”, o pensamento humano tem várias dimensões.
Ao observamos o homem vitruviano notamos um desenho que traz uma série de informações matemáticas, biológicas e ate mesmo místicas. E ao mesmo tempo atemporal.
O homem Vitruviano é associado as dimensões de um homem circunscrito em um círculo e um quadrado, um ícone do ideal renascentista do homem como a medida de todas as coisas.É utilizado como representação da saúde física e mental do ser humano. A imagem concebida por volta de 14910 refere-se originalmente aos estudos e escritos do arquiteto romano Marcus Vitruvius.
A imagem que Da Vinci retratou, era considerado o desenho anatomicamente mais correto da sua época. Tornou-se um ícone da cultura moderna. O famoso esboço consiste em um círculo perfeito no qual um homem nu se encontra inscrito. Representa um pentagrama, símbolo pré cristão relacionado à adoração à natureza, sua interpretação mais específica, o pentagrama simboliza Vênus, a deusa do amor e da beleza.
Mostra as proporções quem tem o corpo humano. No desenho, o umbigo é o centro de tudo, o homem está dentro de um círculo e um quadrado, mostrando os braços e pernas em duas posições diferentes.
Vitruvio já havia tentado encaixar as proporções do corpo humano dentro da figura de um quadrado e um círculo, mas suas tentativas ficaram imperfeitas. Foi apenas com Leonardo da Vinci que o encaixe ficou perfeito, dentro dos padrões matemáticos esperados.
Como a maioria dos estudantes enxergam a arte como algo sem lógica e não científica em seus estudos e não vista como tendo possíveis ligações com a matemática e até mesmo podendo se criar arte através dela como: sequência, medidas, valores como o preço de uma obra de artes, variação e outros mais.
Então vemos a necessidade da articulação, pois começamos a valorizar mais as disciplinas e chegar ao nosso objetivo geral que é a educação integral de nossos estudantes. Segundo pesquisas a matemática é um instrumento utilizado em outras áreas do conhecimento, sendo de suma importância associá- las as demais disciplinas.

REFERÊNCIAS

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno V: Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Ana Paula Jahn... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.