Reflexão e Ação – PÁG. 28
Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes elementos:
– Definição (ões) de avaliação da aprendizagem encontrada(s).
AVALIAR É FAZER UM DIAGNÓSTICO, MAPEAR O CONHECIMENTO DO ALUNO. É BUSCAR IDENTIFICAR A POTENCIALIDADE DO INVESTIGADO E COM BASE NOS DADOS ADQUIRIDOS TER CONDIÇÕES DE REVER A FORMA DIDÁTICA DO TRABALHO PROMOVENDO ASSIM UMA RECUPERAÇÃO DE FORMA PARALELA. A MESMA SERVIRÁ PARA SUPRIR DÚVIDAS AINDA NÃO SANADAS E HABILITAR O ALUNO AO CONTEÚDO PROPOSTO PARA QUE MESMO EM OPORTUNIDADE DIFERENCIADA POSSA RECEBER E INTERNALIZAR CONTEÚDOS PROPOSTOS E ASSIM TER PROPRIEDADE SOBRE OS CONTEÚDOS TRABALHADOS.
– Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados.
PROCEDIMENTO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA.
ABAIXO SEGUE ENCAMINHAMENTO QUE O COLÉGIO ZILAH UTILIZA COM O APOIO DA EQUIPE PEDAGÓGICA, DOCENTE E DIRETORIA.
RECUPERAÇÃO – A RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS E DIRETO DO ALUNO, INDEPENDENTEMENTE DO NVEL DE APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS, DANDO-SE DE FORMA PERMANENTE E COMITANTE AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, SENDO ORGANIZADO COM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS, POR MEIO DE PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS DIVERSIFICADOS. A PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS DEVERÁ INDICAR A ÁREA DE ESTUDOS E OS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA QUE SERÁ DE 100% DO CONTEÚDO TRABALHADO NO BIMESTRE E QUE TODOS OS ALUNOS COM APROVEITAMENTO ESCOLAR INSUFICIENTE, TERÃO DIREITO DE REALIZAR A MESMA PREVALECENDO A NOTA MAIOR SOBRE A MENOR.
– Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação.
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DEVE OCORRER DE FORMA CONTÍNUA E PROGRESSIVA BUSCANDO COMPREENDER AS FACILIDADES E DIFICULDADES DE ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS POR PARTE DOS ALUNOS. OS ASPECTOS QUANTITATIVOS SERÃO REGISTRADOS BIMESTRALMENTE SERÁ RESULTANTE DA SOMATÓRIA DOS VALORES ATRIBUÍDOS EM DIVERSOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÕES, SENDO VALORES ACUMULADOS EM VÁRIAS AFERIÇÕES.
– Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo.
OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DOS ALUNOS SERÃO REGISTRADAS EM DOCUMENTOS PRÓPRIOS A FIM DE QUE SEJAM ASSEGURADOS E REGULARIDADE E AUTENTICIDADE DE SUA VIDA ESCOLAR, E SERÃO INCORPORADAS ÀS AVALIAÇÕES EFETUADAS DURANTE O PERÍODO LETIVO, CONSTITUINDO-SE EM MAIS UM COMPONENTE DO APROVEITAMENTO ESCOLAR, SENDO OBRIGATÓRIA SUA ANOTAÇÃO NO LIVRO DE REGISTRO DE CLASSE.
– Outras observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.
OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESTÃO BASEADOS NA LDB 9394/96, ELA É CONTÍNUA E ACUMULATIVA DO DESEMPENHO DO ALUNO, COM PREVALÊNCIA DOS ASPECTOS QUALITATIVOS E RESULTADOS AO LONGO DO PERÍODO SOBRE OS DE AVENTUAIS PROVAS FINAIS, DANDO POSSIBILIDADES DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS PARA OS ALUNOS COM ATRASO ESCOLAR E AVANÇO NOS CURSOS E NAS SÉRIES MEDIANTE VERIFICAÇÃO DO APRENDIZADO. HÁ O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO DE PREFERÊNCIA PARALELA AO PERÍODO LETIVO PARA OS CASOS DE BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR.
ORIENTADORA : LUCIANA BARCELOS
PROFESSORES: Rosângela Vieira
Aurea Maria Pereira Rocha
Cristiane Dias
Inalda Sali Santos da Luz
Daguiomar do Rosário Faria
Sarita dos Santos Silva