ATIVIDADES ETAPA II CADERNO II
Reflexões acerca das temáricas discutidas com o grupo sobre a importância da intertextualidade e suas implicações.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs) orientam para o desenvolvimento de um currículo que contemple a interdisciplinaridade como algo que vá além da justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evite a diluição das mesmas de modo a se perder em generalidades. O trabalho interdisciplinar precisa “partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários” (BRASIL, 1999, p. 88-89).
Para produzir uma interação entre as diversas disciplinas, devemos nos atentar ao fato de como as ciências foram desenvolvidas ao longo do tempo e de como exerceram influências em relação à separação e distanciamento dos diversos campos do conhecimento.
Percebe-se também que para haver interdisciplinaridade é necessário estabelecer metas educacionais previamente elaboradas que deverão ser cumpridas visando a unificação entre os saberes. Para isso nós, educadores, que vivenciamos a sala de aula, cada qual com suas peculiaridades, devemos nos atualizar sempre com leituras e pesquisas sobre os mais variados temas, conversas com professores de outras áreas, a fim de somarmos ideias e que as mesmas possam ser consolidadas, nunca deixando de ter em mente as particularidades de cada disciplina.
A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registros sistemáticos dos resultados. BRASIL (1999,p.89).
De acordo com a prof. Dra. Ivani Fazenda (1998), há ainda outras vantagens que a interdisciplinaridade pode trazer aos estudantes, dentre elas o convívio com outras perspectivas (diferentes de sua própria); a habilidade para avaliar o testemunho de pessoas especializadas em um determinado assunto; a tolerância à ambiguidade; o crescimento da sensibilidade para assuntos polêmicos; a habilidade para sistematizar e integrar assuntos, já que a interdisciplinaridade possibilita o cruzamento de saberes diferentes. Dessa forma, o ensino interdisciplinar proposto por Fazenda pressupõe um trabalho em conjunto e sincronizado entre professores, gestores e outros profissionais da escola, tendo em vista a necessidade de mudança não só da sala de aula, como também de outros espaços que estão associados a ela. Assim, para a autora, a interdisciplinaridade dentro da escola consiste em um trabalho comum, tendo em vista não só a interação e cooperação entre as disciplinas curriculares, mas também entre pessoas, conceitos, dados e metodologias. Essa ideia está imbuída do princípio de que um conhecimento de determinada área disciplinar não é suficiente por si só, o que promove uma inevitável aproximação de conteúdos curriculares, metodologias e professores que trabalham na escola, de maneira específica.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002
Portanto, devemos fazer da interdisciplinaridade uma proposta para que os vários conhecimentos venham a se interligarem e se relacionarem dando uma visão de totalidade aos alunos
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA: Exposição do corpo
OBJETIVO:
-Refletir sobre a questão da exposição do corpo,nos mais diversos ambientes, com enfoque principal nas redes sociais ;
-Conhecer seu corpo;
Trabalhar conceitos de cuidados e respeito com o próprio corpo;
Geografia – Abordar o corpo como elemento de marketing, a exploração e prostituição como problema social e a visão do corpo como elemento religioso;
Língua Portuguesa- Trabalho com as propagandas e os mais variados textos dispostos nas mídias que abordam o tema ;
ARTE: A beleza do nu artístico e a visão do corpo nas mais diversas épocas;
FILOSOFIA: Estética: o feio e o belo;
Educação Fisíca – Estar em forma e conhecer o própro corpo;
Matemática- Cálculo das calorias gastas nas diversas atividades, temperatura corporal , estatísticas;
História – Visão histórica do corpo humano;
Ciências (biologia) – Higiêne corporal, tatuagem e envelhecimento, Doenças(TSTs);
Química – Estímulos da visão e a produção de neurotransmissores.
Fórmulas dos neurotransmissores , radicais livres, funções químicas presentes nele. (3° anos)
- Termoquímica, Aquecimento ou grau de agitação das moléculas , energia liberada. (2° anos) e tintas utilizadas nas tatuagens para as turmas dos primeiros anos.