COLÉGIO ESTADUAL PORTO SEGURO PARANANGUÁ-PARANA

                     UMA FEFLEXÃO DO CADERNO I  DA ETAPA II. 
          Discutimos nesse caderno juntamente com o grupo, á importância da participação e a organização do trabalho pedagógico, referentes ao Ensino Médio, com base nas áreas de conhecimento e das propostas nas DCNEM. Para isso iniciamos uma boa discursão. A partir da REFLEXÃO E AÇÃO DA PAGINA 13,14. Foi observado que, não existe nenhuma possibilidade de trabalharmos na educação, em sociedade, fora do contexto da pluralidade e da diversidade. Sempre foi um desafio no espaço escolar, sair dos conceitos teóricos, para uma aplicabilidade sem demagogia.               
            Já avançamos bastante, mas não é o suficiente. Ensinar e aprender a conviver com ás diferenças permanece um grande desafio, para nós professores do século XXI. Nesse prisma, a pluralidade e a diversidade devem ser o fator primordial, da organização do trabalho pedagógico e do PPP dentro da instituição, com seu corpo docente. Pois uma escola que não está apta, para aprender colocar na prática esses valores, tanto a escola, quantos seus profissionais, também não estão aptos para ensinar. Sabe-se, que ouve mudanças, é necessários rever alguns conceitos e deixar o preconceito.
           Portanto, na discursão com o grupo de professores, ficou bem claro, definido, que no mínimo, espera-se, que o professor enquanto sujeito que atua no espaço escolar precisa estabelece relações num contexto, buscando outros pretextos, para inclusão da plu¬ralidade e diversidade com outros sujeitos. Sejam alunos ou professores, interagindo não apenas com os seus alunos em sala de aula. Mas deixando suas influências e suas ideologias, em todo o espaço educativo. Tendo como referência os conhecimentos científicos, culturais, sociais tecnológicos, filosóficos, artísticos e políticos e religiosos, sem entrar no mérito da religião.
                               REFLEXÃO E AÇÃO PAGINA 20.
             Quanto á identidade do colégio, que no texto ficou denominado de PPP. Projeto Politico Pedagógico. O grupo tem conhecimento da importância desse documento, mas ainda, do seu conteúdo e da sua reelaboração no próximo ano. Onde ficou determinado que, faríamos juntamente com a direção e a equipe pedagógica, uma releitura desse documento. Para entendermos melhor suas propostas. Com o objetivo maior de contribuir com novas propostas, buscando viabilizar condições de melhoramento, para a comunidade local. Acreditamos que são fatores necessários para refletirmos e reconfigurarmos o novo PPP da escola em consenso com o Conselho Escolar. Objetivando contribuir, para a realização de uma escola acessível participativa e democrática.
           Buscou-se cria as condições para uma nova discussão com os estudantes sobre a importância da participação politica no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e no Conselho de Classe que sejam participativos, no exercício do diálogo. Utilizando-se, dessa ferramenta de construção da auto-nomia dos atores da escola, como participante da reescrita do PPP. Para isso, podemos afirmar que não há como dissociar a diversidade e a pluralidade da comunidade escolar, tendo em vista que estes elementos são presentes em nosso cotidiano nos mais variados espaços geográficos do colégio.
              Portanto, considera-se, que somos um povo, espécie humana, dentro de uma grande diversidade cultural. Com as diferencias, que vão se se respeitando, e misturando-se, em suas identidades e suas individualidades. No contexto escolar temos o desafio da reescrita, o redesenho dos documentos norteadores da escola, considerando como fundamento a formação integral do sujeito. Partindo da realidade em que o aluno esta inserido, trabalhando os conteúdos historicamente e produzido um vasto campo da sociabilidade entre os mesmos. Para que se conheçam e se respeite como espécie, por meio do processo educativo.
               Sendo assim, a Escola Porto Seguro vem trabalhando de forma contextualizada, questões das características da pluralidade e diversidade dos sujeitos: Professores e estudantes, considerando-os, sujeitos fundamentais na reelaboração do PPP, dentro da realidade do colégio e da comunidade local, que busca priorizar o acesso ao processo de ensino aprendizagem dos alunos.

Grupo do Colégio Estadual Porto Seguro- Paranaguá-Paraná

Helen Cunha Barcelos
Cristina B. Casco de Menezes
Andreza de Fátima Soares Alves
Vanilda Ribeiro de Campos
Clarise Teresinha Zanini
Jason Nunes de Melo
Edson Gomes Ferreira
Leocilena D. dos Santos da Silva
Sergio Renato Diniz
Vanderlei Jose Mariotto
Debora Regina Machado Braga
Valdecir Ramos Santos                   
Francine Silvério
Neli Bertussi Silva
Paula Regina Geraldo

Carmem Maria Gomes de Araújo