COLÉGIO ESTADUAL PORTO SEGURO - PARANAGUÁ CADERNO III

ENCONTRO PACTO CADERNO III

COLÉGIO ESTADUAL PORTO SEGURO
Formação de Professores do Ensino Médio
ETAPA II CADERNO III

Após análise e discussões do grupo, o Pacto Nacional pelo fortalecimento do ensino médio, no seu caderno III, Etapa II: CIÊNCIAS DA NATUREZA, citamos a necessidade de reverter o estudo das Ciências da natureza, hoje muitas vezes sendo trabalhado como decoreba; pouco incentivado o seu aprofundamento ou seu espaço para o avanço da química, física e biologia por inúmeras questões dentre as mais gritantes o grande número de alunos por série, a falta de recursos para tirarmos esses estudos do abstrato e colocarmos no concreto, na prática que trará maior aprendizagem, motivação, demostrando sua aplicabilidade no cotidiano e dando espaço para novas descobertas. Faz-se necessário também investir na educação constantemente com capacitações para os professores, salas de informática com funcionamento e com tecnologia atualizada, bibliotecas, pois os livros e os estímulos a leitura são fundamentais para o processo ensino aprendizagem como um todo.
Aulas teóricas e práticas de qualidade contribuirão muito para que os alunos despertem o gosto pelas disciplinas que abrangem as ciências da natureza e contribuam para o seu avanço com experimentos, indagações, criando o novo ou a continuação do que já se descobriu, uma vez que a ciência da natureza está em constantes mudanças.
É necessário que a escola esteja atualizada em seus documentos oficiais como o PPP (Projeto Político Pedagógico), PTD (Plano de Trabalho Docente) e seus correlacionados para que os resultados finais estejam amparados pela documentação escolar e aplicado pelo corpo docente até mesmo num processo de interdisciplinaridade.
O livro Ensino de Ciências e Cidadania das autoras Myrian Krasilchik e Marta Marandino (2007) nas páginas 54 e 55 foi bem aceito pelo grupo quando por tópicos elenca o que é, e o que não é ensinar Ciências. Após grande debate o grupo aplicou a atividade individual, focando no 7º tópico citado no - Ensinar Ciências não é - focado na 2° reflexão e Ação.