COLÉGIO ESTADUAL PADRE EDUARDO MICHELIS - MISSAL - PR - GRUPO DE ESTUDOS PACTO ENSINO MÉDIO - MOD III

Relações entre o que é ensinado e a vida:

Devemos levar a autonomia aos alunos, preparando-os para a cidadania. Deve-se levar em conta o contexto no qual o aluno está inserido e não apenas os conteúdos acadêmicos, nós professores devemos nos tornar pesquisadores, ensinar e aprender é um processo que envolve a formação e a geração de conhecimento. O conhecimento não se adquire pela quantidade de informações que são passadas para as pessoas, mas ele se perpetua pelas etapas que transformarão essas informações. Para esse conhecimento se perpetuar todos precisamos estas em sintonia com as tecnologias e culturas da nossa sociedade, por isso como professores devemos aproveitar estes aspectos para assim facilitar o aprendizado dos nossos alunos.

Finalidades da educação Integral:

A discussão sobre a proposta de Educação Integral não é simples e implica, além de um sistema legal, importante relacionarmos que as nossas escolas não possuem a estrutura necessária para que a escola integral funcione de maneira satisfatória, precisamos de muitos investimentos por parte de nosso governo para que essa proposta se concretize,  o espaço físico, a formação de educandos e educadores, articulação entre os diferentes saberes e relação entre escola e comunidade, espaços formais e informais de educação. Estas dimensões são relevantes e merecedoras de ampla reflexão.

A finalidade da escola , podemos dizer que uma delas é transmitir conhecimento. Mas como deve ser transmitido.  A resposta é aquela que aponta o caminho do dinamismo, da criatividade, da exploração das potencialidades do educando, levando em consideração a própria existência do indivíduo e da comunidade na qual ele está inserido.Ao observarmos as finalidades, devemos sair sempre a procura de mais delas, tentando sempre atingir os objetivos propostos. Outra finalidade é a formação do carácter, sob pena de descaracterizarmos a educação, pois a escola não pode estar desvinculada dos preceitos maiores da educação. Conforme cita as diretrizes de base da educação a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam. Importante termos essas finalidades bem definidas afim de facilitar nosso objetivo que é atingir uma educação de qualidade.

Diretrizes:

Através da discussão realizada durante o curso, conseguimos concluir que de várias maneiras, as diretrizes apresentam falhas, pois muitos são os limites que a escola enfrenta, não conseguindo colocar em prática muitos aspectos apresentados como necessários para que o processo aprendizagem se torne efetivamente concluído. Devido a isso chegamos à conclusão que é necessários investimentos centrados na melhoria da infraestrutura das unidades escolares, em materiais didáticos e aperfeiçoamento de professores, para desta maneira chegarmos no objetivo principal que é a melhoria do processo ensino aprendizagem.

Currículo

Para discutir o currículo devemos nos atentar ao fato que ele é muito mais do que somente um rol de conteúdos a ser vencidos por nossos alunos, devemos lembrar que um currículo bem elaborado é quem vai verdadeiramente moldar os personagens ou melhor às pessoas que vão dirigir nossa sociedade, devido a isso por que não ouvir os maiores interessados, nossos alunos. Pensando em trazer mais informações sobre como aplicar o currículo dentro da sala de aula com maior eficiência, através da equipe pedagógica realizamos um trabalho para verificar qual o conhecimento sobre o currículo, foi realizado no primeiro e segundo ano, com alguns alunos. A resposta veio de imediato, questionamentos e dúvidas apareceram rapidamente e podemos observar que todos os envolvidos querem uma escola melhor e ajustada a suas necessidades, observo que uma das necessidades que achei mais interessantes, sendo a mesma observada por uma aluna é que o currículo deveria realmente ser unificado, isso é, se o aluno muda-se de escola, aonde ele fosse o conteúdo a ser estudado deveria ser o mesmo, no papel sabemos que isso acontece mas muitas vezes na prática não.