COLÉGIO ESTADUAL PADRE EDUARDO MICHELIS - MISSAL - PR - GRUPO DE ESTUDO SIS MÉDIO - CADERNO IV
ALIMENTAÇÃO – DISCUSÃO DA EQUIPE SOBRE ALIMENTAÇÃO
QUEST. 01 - COMO ABORDAR A ALIMENTAÇÃO DENTRO DAS DISCIPLINAS
Observamos que dentro de cada disciplina existem diversas maneiras de trabalharmos como a alimentação pode melhorar ou piorar a qualidade de vida dos seres humanos, baseando-se dentro da escola nos nossos alunos e professores. Podemos citar na disciplina de matemática em conjunto com a Educação física no cálculo da IMC (Índice de massa corporal), o qual apresenta a verdadeira situação do individuo, indicando a melhor maneira de se trabalhar exercícios físicos. Após os resultados obtidos iremos expor através das disciplinas de Biologia e Química, informações sobre a alimentação saudável, equilibrada e sua composição nutricional, levando em consideração o fator genético do envolvido, conscientizando sobre a utilização de remédios para emagrecer e os problemas de saúde que podem causar. Na língua Portuguesa podemos utilizar textos informativos, aproveitando e trabalhando a norma culta e trazendo mais informações para uma vida saudável. Na história podemos comparar a alimentação dos tempos antigos com a contemporânea, assim apresentando problemas que aconteciam e persistem até hoje. A geografia pode analisar os hábitos alimentares de cada região, assim aprofundado mais o conhecimento sobre o assunto. Não podemos deixar de lado a questão psicológica do aluno, estudada na sociologia, filosofia e bastante destacada na questão pedagógica das escolas. Sobre a causa dos transtornos alimentares, esse deve ser considerado um dos mais importantes estudos, ou seja uma avaliação psicológica com a finalidade de informar a família para assim resolver problemas que podem estar atrapalhando no desenvolvimento escolar.
Minha visão como aluno.
A educação na visão de um aluno muitas vezes não é nítida, sendo que nessa fase temos muitas incertezas e diversos objetivos que nem sempre colocam o nosso estudo em primeiro lugar, tenho certeza da importância em ter a participação da família na vida escolar, pois esse incentivo dado pelos pais, ajuda a valorizar e da mais objetivo ao aluno.
Minha visão como professor.
Na visão de professor vejo que o aluno moderno esta com muitas incertezas e cabe a nós professores colaborarmos para amenizar essas dúvidas, observo que a família tem que participar mais da vida escolar dos alunos, criando assim um compromisso maior para ele, ensinar valores, isso é importante saber diferenciar o certo do errado, levar em consideração o próximo. Vejo que nos dias atuais existem muitos direitos, mas poucos deveres é necessário equilibrar esses dois itens, para assim o professor conseguir passar sua mensagem e ensinar os nossos alunos que sem dedicação o aprendizado não acontece.
Proposta 2. - Cartas a Théo.
1. Na perspectiva demonstrada na carta, o trabalho é reconhecido como uma prática que vai além do profissional. Essa ideia se confirma quando Van Gogh reflete a respeito do lápis de carpinteiro e de que maneira antigos teriam desenvolvido seu trabalho e o melhorado, ou seja, de que forma agiriam como seres racionais atuando no seu próprio ambiente. O conceito de cultura sugere que a mesma seja entendida como um conjunto de resultados dessas ações do trabalho sobre o mundo. Deste modo as noções de cultura presentes no trecho da obra poderiam interferir diretamente nos resultados obtidos, sendo essa uma expressão cultural do conhecimento. Ao abordar a possibilidade de alguém inventar uma boa pena para se trabalhar com o tinteiro podemos notar a perspectiva tecnológica, sendo que sugere que a tecnologia poderia influenciar e colaborar no trabalho artístico e alterar a ideia de cultural. E observamos que concepção de ciência como resposta do homem se percebe quando falamos através do texto a respeito das intensidades distintas as quais é possível serem adquiridas a partir do lápis de carpinteiro, ou ainda da utilização do carvão mergulhado em água, a qual demonstra a necessidade de se ter uma determinada cultura para conseguir realizar determinados trabalhos.
2. Na minha visão é possível trabalhar a obra em sala de aula a partir da análise do ser humano sobre a natureza, analisando fatores como trabalho e cultura desenvolvida pelo ser humano na sociedade demonstrando as diferenças culturais. Podemos unir varias disciplinas, como artes, Geografia, História, Matemática e outras assim realizando um trabalho interdisciplinar levando bastante em conta a cultura e tecnologia utilizada. Outra ideia podemos realizar um trabalho interdisciplinar com as disciplinas de química e física, realizado análise do carvão por exemplo. Esse estudo poderia ser aproveitado para trazer mais conhecimento a nossos alunos, e uma nova visão para o ensino aprendizagem.
PROPOSTA 3 - Problematizar o processo de produção, fato ou fenômeno em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social, cultural, etc.
Proposta: Relacionar o conhecimento obtido através do currículo escolar de forma interdisciplinar (língua portuguesa, sociologia, filosofia, geografia, LEM, história, química, educação física, física, informática, artes e biologia) em uma linha de produção industrial, levando em conta a teoria e a aplicação prática com o processo ensino aprendizagem. Diante das dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem, que tem por objetivo fazer com que o aluno compreenda o seu papel na sociedade, como agente ativo e transformador da sua realidade.
O Problema Investigado
Relacionar os conteúdos do currículo escolar com as práticas sociais a fim que os alunos constituam seus conhecimentos de forma significativa, enfatizando a importância do estudo para a formação do aluno crítico?
Objetivo:
Relacionar as áreas de conhecimento em uma linha de produção nas questões que envolvem os eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
Empresa a ser estudada pelos alunos:
Sugestão Fecularia – Cooperativa Agroindustrial Lar
Público alvo: Alunos do ensino médio, podendo envolver várias turmas.
DISCIPLINA
PROPOSTA
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM
ARTES
CONSTRUÇÃO DE UM TEATRO.
Compreenda o teatro como ideologia e como fator de transformação social.
BIOLOGIA
ANÁLISE DOS PROCESSOS DA EMPRESA QUE ENVOLVEM O MEIO-AMBIENTE.
Identifique os fatores bióticos e abióticos que constituem os ecossistemas e as relações existentes entre estes.
Compreenda a evolução histórica do conhecimento biotecnológico aplicado a melhoria da qualidade de vida da população e à solução de problemas socioambientais.
EDUCAÇÃO-FÍSICA
GINÁSTICAS RELAXANTES E ATIVIDADES RECRIATIVAS e AVALIAÇÕES FÍSICAS DOS COLABORADORES.
Perceba os diferentes estados corporais.
Compreenda as relações entre esporte e trabalho.
FILOSOFIA
RELAÇÕES INTERNAS DE COLABORES E LIDERANÇAS
Compreenda o papel da autoridade nos diversos sistemas políticos.
Reflita sobre os conceitos de liberdade e de igualdade, compreendendo seu alcance no universo mais amplo das relações políticas.
FÍSICA
ANÁLISAR OS DIVERSOS PROCESSOS DENTRO DA EMPRESA, ENVOLVENDO O CONHECIMENTO DA FÍSICA.
Compreenda e analise fenômenos físicos relativos aos movimentos à termodinâmicos e ao eletromagnetismo utilizando-se do principio da conservação de energia.
Utilize s definição de rendimento para cálculo de consumo energético a partir do conceito de potência mecânica.
GEOGRAFIA
ANÁLISE DO LOCAL ONDE ESTA INSTALADA A EMPRESA
Entenda como as diferentes tecnologias influenciam na alteração da dinâmica da natureza na organização das atividades produtivas.
Compreenda o conceito de paisagem, lugar, natureza e sociedade.
HISTÓRIA
HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA
Compreenda a reordenação do espaço em decorrência da ordem fabril no contexto da modernidade.
Compreenda a articulação entre a urbanização e o desenvolvimento industrial no Brasil.
LEM
NECESSIDADE DE CONHECIMENTO DA LINGUAGEM TÉCNICA ESTRANGEIRA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NA PRODUÇÃO DA EMPRESA.
Reconheça o contexto de uso da linguagem formal e informal.
L. PORTUGUESA
ELABORAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS – Jornal, ofício, dissertação.
Reconheça o grau de formalidade e informalidade da linguagem de diferentes textos, considerando as variantes linguísticas.
Utilize adequadamente a linguagem formal ou informal, de acordo com a situação de produção.
MATEMÁTICA
TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES – GRÁFICOS, TABELAS, CÁLCULOS...
Interprete e organize dados em tabela.
Resolva situações-problema envolvendo dados e informações estatísticas.
QUIMICA
VISUALIZAR AS DIFERENTES ANÁLISES QUIMICAS DENTRO DO PROCESSO DA EMPRESA
Compreenda e traduza os conceitos químicos e suas transformações em linguagens discursivas e simbólicas.
Identifique as funções orgânicas e suas principais aplicações.
SOCIOLOGIA
CULTURA E RELAÇÕES SOCIAIS
Compreenda as especificidades do trabalho e suas contradições na sociedade capitalista.
Proposta 4 - Analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade , como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?
•Conscientização as crianças na sala de aula , dos riscos que envolvem a casa e a família.
Conscientizar a comunidade.
•Artes visuais através de cartazes, pinturas, faixas, panfletos, teatro e a produção de musicas pelos alunos.
•Educação física levar entretenimento a comunidade através das varias modalidades de esporte, gincanas sobre o que pode ser feito para a prevenção.
•Português Vídeos educativos mostrando a realidade: o correto e o incorreto, textos interpretação, analise critica dos vídeos.
•Sociologia: interação da comunidade envolvendo com palestra- sobre a importância da segurança dentro da comunidade. ( viver bem)
•Filosofia: levar as pessoas ao conhecimento da ética, e como pode melhorar o ambiente onde se vive.
- Logue-se para poder enviar comentários