COLÉGIO ESTADUAL PADRE EDUARDO MICHELIS - MISSAL - PR - GRUPO DE ESTUDO SIS MÉDIO - CADERNO IV

ALIMENTAÇÃO – DISCUSÃO DA EQUIPE SOBRE ALIMENTAÇÃO

QUEST. 01 - COMO ABORDAR A ALIMENTAÇÃO DENTRO DAS DISCIPLINAS

Observamos que dentro de cada disciplina existem diversas maneiras de trabalharmos como a alimentação pode melhorar ou piorar a qualidade de vida dos seres humanos, baseando-se dentro da escola nos nossos alunos e professores. Podemos citar na disciplina de matemática em conjunto com a Educação física no cálculo da IMC (Índice de massa corporal), o qual apresenta a verdadeira situação do individuo, indicando a melhor maneira de se trabalhar exercícios físicos. Após os resultados obtidos iremos expor através das disciplinas de Biologia e Química, informações sobre a alimentação saudável, equilibrada e sua composição nutricional, levando em consideração o fator genético do envolvido, conscientizando sobre a utilização de remédios para emagrecer e os problemas de saúde que podem causar.  Na língua Portuguesa podemos utilizar textos informativos, aproveitando e trabalhando a norma culta e trazendo mais informações para uma vida saudável. Na história podemos comparar a alimentação dos tempos antigos com a contemporânea, assim apresentando problemas que aconteciam e persistem até hoje. A geografia pode analisar os hábitos alimentares de cada região, assim aprofundado mais o conhecimento sobre o assunto. Não podemos deixar de lado a questão psicológica do aluno, estudada na sociologia, filosofia e bastante destacada na questão pedagógica das escolas. Sobre a causa dos transtornos alimentares, esse deve ser considerado um dos mais importantes estudos, ou seja uma avaliação psicológica com a finalidade de informar a família para assim resolver problemas que podem estar atrapalhando no desenvolvimento escolar.

Minha visão como aluno.

A educação na visão de um aluno muitas vezes não é nítida, sendo que nessa fase temos muitas incertezas e diversos objetivos que nem sempre colocam o nosso estudo em primeiro lugar, tenho certeza da importância em ter a participação da família na vida escolar, pois esse incentivo dado pelos pais, ajuda a valorizar e da mais objetivo ao aluno.

Minha visão como professor.

Na visão de professor vejo que o aluno moderno esta com muitas incertezas e cabe a nós professores colaborarmos para amenizar essas dúvidas, observo que a família tem que participar mais da vida escolar dos alunos, criando assim um compromisso maior para ele, ensinar valores, isso é importante saber diferenciar o certo do errado, levar em consideração o próximo. Vejo que nos dias atuais existem muitos direitos, mas poucos deveres é necessário equilibrar esses dois itens, para assim o professor conseguir passar sua mensagem e ensinar os nossos alunos que sem dedicação o aprendizado não acontece.

Proposta 2. - Cartas a Théo.
1. Na perspectiva demonstrada na carta, o trabalho é reconhecido como uma prática que vai além do profissional. Essa ideia se confirma quando Van Gogh reflete a respeito do lápis de carpinteiro e de que maneira antigos  teriam desenvolvido seu trabalho e o melhorado, ou seja, de que forma agiriam como seres racionais atuando no seu próprio ambiente. O conceito de cultura sugere que a mesma seja entendida como um conjunto de resultados dessas ações do trabalho sobre o mundo. Deste modo as noções de cultura presentes no trecho da obra poderiam interferir diretamente nos resultados obtidos,  sendo essa uma expressão cultural do conhecimento. Ao abordar a possibilidade de alguém inventar uma boa pena para se trabalhar com o tinteiro podemos notar a perspectiva tecnológica, sendo que sugere que a tecnologia poderia influenciar e colaborar no trabalho artístico e alterar a ideia de cultural. E observamos que  concepção de ciência como resposta do homem se percebe quando falamos através do texto a respeito das intensidades distintas as quais é possível serem adquiridas a partir do lápis de carpinteiro, ou ainda da utilização do carvão mergulhado em água, a qual demonstra a necessidade de se ter uma determinada cultura para conseguir realizar determinados trabalhos.
2. Na minha visão é possível trabalhar a obra em sala de aula a partir da análise do ser humano sobre a natureza, analisando fatores como trabalho e cultura desenvolvida pelo ser humano na sociedade demonstrando as diferenças culturais. Podemos unir varias disciplinas, como artes, Geografia, História, Matemática e outras assim realizando um trabalho interdisciplinar levando bastante em conta a cultura e tecnologia utilizada. Outra ideia podemos realizar um trabalho interdisciplinar com as disciplinas de química e física, realizado análise do carvão por exemplo. Esse estudo poderia ser aproveitado para trazer mais conhecimento a nossos alunos, e uma nova visão para o ensino aprendizagem.

PROPOSTA 3 - Problematizar o processo de produção, fato ou fenômeno em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social, cultural, etc.

Proposta: Relacionar o conhecimento obtido através do currículo escolar de forma interdisciplinar (língua portuguesa, sociologia, filosofia, geografia, LEM, história, química, educação física, física, informática, artes e biologia) em uma linha de produção industrial, levando em conta a teoria e a aplicação prática com o processo ensino aprendizagem. Diante das dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem, que tem por objetivo fazer com que o aluno compreenda o seu papel na sociedade, como agente ativo e transformador da sua realidade.
O Problema Investigado
Relacionar os conteúdos do currículo escolar com as práticas sociais a fim que os alunos constituam seus conhecimentos de forma significativa, enfatizando a importância do estudo para a formação do aluno crítico?
Objetivo:
Relacionar as áreas de conhecimento em uma linha de produção nas questões que envolvem os eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
Empresa a ser estudada pelos alunos:
Sugestão Fecularia – Cooperativa Agroindustrial Lar

Público alvo: Alunos do ensino médio, podendo envolver várias turmas.

DISCIPLINA

PROPOSTA

EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM

ARTES

CONSTRUÇÃO DE UM TEATRO.

Compreenda o teatro como ideologia e como fator de transformação social.

BIOLOGIA

ANÁLISE DOS PROCESSOS DA EMPRESA QUE ENVOLVEM O MEIO-AMBIENTE.

Identifique os fatores bióticos e abióticos que constituem os ecossistemas e as relações existentes entre estes.

Compreenda a evolução histórica do conhecimento biotecnológico aplicado a melhoria da qualidade de vida da população e à solução de problemas socioambientais.

EDUCAÇÃO-FÍSICA

GINÁSTICAS RELAXANTES E ATIVIDADES RECRIATIVAS e AVALIAÇÕES FÍSICAS DOS COLABORADORES.

Perceba os diferentes estados corporais.

Compreenda as relações entre esporte e trabalho.

FILOSOFIA

RELAÇÕES INTERNAS DE COLABORES E LIDERANÇAS

Compreenda o papel da autoridade nos diversos sistemas políticos.

Reflita sobre os conceitos de liberdade e de igualdade, compreendendo seu alcance no universo mais amplo das relações políticas.

FÍSICA

ANÁLISAR OS DIVERSOS PROCESSOS DENTRO DA EMPRESA, ENVOLVENDO O CONHECIMENTO DA FÍSICA.

Compreenda e analise fenômenos físicos relativos aos movimentos à termodinâmicos e ao eletromagnetismo utilizando-se do principio da conservação de energia.

Utilize s definição de rendimento para cálculo de consumo energético a partir do conceito de potência mecânica.

GEOGRAFIA

ANÁLISE DO LOCAL ONDE ESTA INSTALADA A EMPRESA

Entenda como as diferentes tecnologias influenciam na alteração da dinâmica da natureza na organização das atividades produtivas.

Compreenda o conceito de paisagem, lugar, natureza e sociedade.

HISTÓRIA

HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA

Compreenda a reordenação do espaço em decorrência da ordem fabril no contexto da modernidade.

Compreenda a articulação entre a urbanização e o desenvolvimento industrial no Brasil.

LEM

NECESSIDADE DE CONHECIMENTO DA LINGUAGEM TÉCNICA ESTRANGEIRA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NA PRODUÇÃO DA EMPRESA.

Reconheça o contexto de uso da linguagem formal e informal.

L. PORTUGUESA

ELABORAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS – Jornal, ofício, dissertação.

Reconheça o grau de formalidade e informalidade da linguagem de diferentes textos, considerando as variantes linguísticas.

Utilize adequadamente a linguagem formal ou informal, de acordo com a situação de produção.

MATEMÁTICA

TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES – GRÁFICOS, TABELAS, CÁLCULOS...

Interprete e organize dados em tabela.

Resolva situações-problema envolvendo dados e informações estatísticas.

QUIMICA

VISUALIZAR AS DIFERENTES ANÁLISES QUIMICAS DENTRO DO PROCESSO DA EMPRESA

Compreenda e traduza os conceitos químicos e suas transformações em linguagens discursivas e simbólicas.

Identifique as funções orgânicas e suas principais aplicações.

SOCIOLOGIA

CULTURA E RELAÇÕES SOCIAIS

Compreenda as especificidades do trabalho e suas contradições na sociedade capitalista.

 

Proposta 4 - Analise criticamente a notícia deste material  e, imaginando que  lecione em uma escola próxima a essa comunidade , como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?

•Conscientização as crianças na sala de aula , dos riscos que envolvem a casa e a família.
Conscientizar a comunidade.

•Artes visuais através de cartazes, pinturas, faixas, panfletos, teatro e a produção de musicas pelos alunos.
•Educação física levar entretenimento a comunidade através das varias modalidades de esporte, gincanas sobre o que pode ser feito para a prevenção.
•Português Vídeos educativos  mostrando a realidade: o correto e o incorreto, textos interpretação, analise critica dos vídeos.
•Sociologia: interação da comunidade envolvendo com palestra- sobre a importância da segurança dentro da comunidade. ( viver bem)
•Filosofia: levar as pessoas ao conhecimento da ética, e como pode melhorar o ambiente onde se vive.