A função social da escola é a de promover o acesso aos conhecimentos socialmente produzidos pela humanidade a fim de possibilitar ao educando condições de emancipação humana.
A escola está para transformar as relações sociais e não para reproduzir a sociedade tal qual está a organização face ao modo de produção vigente. A escola está para humanizar, oferecer condições à emancipação, à participação e não para adaptar os indivíduos à situações de dominação. Neste sentido, a escola está voltada para desenvolver todas as potencialidades humanas, hominizar segundo Gramsci.
Sendo assim, a avaliação deve ser emancipadora o que implica em garantir o acesso ao conhecimento por parte do aluno e avaliá-lo durante todo esse processo de apropriação do saber.
O conceito de avaliação como possibilidade de perceber nos sujeitos escolares suas fragilidades, seus avanços e nesse ínterim mediar o processo de apropriação do conhecimento. Além disso, faz-se mister construir definições e possibilidades que mostram como podem ser organizados os critérios e instrumentos de avaliação no Plano de Trabalho Docente, partindo do pressuposto de que o próprio processo de ensino e aprendizagem tem a avaliação como elemento articulador entre um e outro e, ao mesmo tempo, intrínseco aos dois.
A concepção de avaliação que fundamenta o nosso trabalho tem sua base no materialismo histórico dialético. Portanto, seguimos em direção a uma Educação de qualidade.
Nos instrumentos da avaliação institucional, busca-se diagnosticar o sistema de ensino considerando a raiz do processo, para reorganizar a política educacional desde a escola no que tange o corpo docente, discente, funcionários administrativos, estrutura física, recursos didáticos pedagógicos e gestão, até as políticas educacionais, abrangendo alguns elementos como: Diretrizes Curriculares- DCE’s, Proposta Pedagógica Curricular- PPC, Projeto Político Pedagógico PPP e outras.
Já a avaliação da aprendizagem cumpre um papel primordial no processo da aquisição do conhecimento, pois é um dos mecanismos para diagnosticar se os objetivos foram alcançados, ao mesmo tempo em que identifica e reflete os aspectos teórico-metodológicos utilizados, isto é, se esta foi eficaz no processo, se expressando com clareza.
Neste contexto, quando a avaliação segue o foco principal da educação que é a apropriação do conhecimento cientifico, o resultado irá direcionar as providências para remoção dos conflitos/barreiras encontradas nas ações da escola, visando à superação dos aspectos de reprodutora de ideologias e de alienação.
Visando à melhoria da qualidade da educação, a avaliação externa em larga escala busca avaliar o desempenho dos alunos em determinados momentos da escolarização, por meio de fatores associados, testes de proficiência, questionários contextuais, diagnóstico do sistema de ensino. É um instrumento significativo que oferece subsídios para a formulação, a reformulação e o monitoramento de políticas públicas, e também para a gestão da educação.
A qualidade da educação vai além dos resultados das avaliações e a análise de indicadores educacionais. Conforme Klein (2006), uma série de políticas educacionais que também podem ter um efeito positivo sobre o desempenho dos alunos, dentre as quais são destacadas algumas: Existência de currículo básico (mínimo) para todas as séries o que facilita a capacitação de professores, transferência de escola e avaliações externas; Realização de Seminários com professores dos cursos de Licenciatura e Magistério para uso desse material na formação de professores e na capacitação dos mesmos.
Os diagnósticos sobre os erros dos alunos precisam chegar à sala de aula; Mudança de metodologia: de aula passiva para participativa; Ênfase em fazer o aluno pensar em vez de decorar; Encorajar o aluno a perguntar, discutir e debater; Trabalhar a autoestima dos alunos. A repetência provoca justamente o contrário; Incentivar o envolvimento dos pais; Buscar apoio dos pais e da sociedade.
O grande desafio é encontrar soluções que aprimorem a qualidade da educação, para que de fato existam o cumprimento e a obtenção de resultados efetivos de melhoria da aprendizagem dos alunos e que estes prossigam seus estudos com sucesso.