1-Interdisciplinaridade
O ensino médio prevê a formação do educando para a sociedade, contemplando a formação científica e cultural aliada ao senso crítico frente ao cotidiano. As áreas científicas estão divididas em disciplinas, e estas, apresentam-se de maneira fragmentada ou desconexa, embora devessem dialogar entre si, visto que fazem parte de um todo científico.
O trabalho interdisciplinar prevê a possibilidade de superação da fragmentação das ciências e dos conhecimentos produzidos por elas (Thiesen, 2008). Sendo assim, a contextualização e a visão prática do conhecimento são as formas através das quais os alunos apropriam-se dos conteúdos trabalhados em sala. .
Porém, realizar um trabalho interdisciplinar prescinde de organização, planejamento e prática e não obstante, destaca-se a relutância de muitos profissionais em trabalhar dessa maneira, já que a mesma exige estudo, formação e comprometimento e envolvimento de toda a equipe.
Ainda considerando as categorias: trabalho, tecnologia, cultura e ciência, desenvolver um projeto por áreas do conhecimento impossibilita e relativiza o conhecimento historicamente acumulado, reduzindo-o ao campo do singular ao invés de contemplar a universalização do saber. Portanto, na realidade cotidiana do nosso trabalho, é necessário que se realize o trabalho articulado entre as disciplinas.
2-Cartas a Théo, de Vincent Van Gogh
2-I-É clara a integração entre as dimensões do trabalho, da tecnologia da ciência e da cultura neste texto. No primeiro parágrafo observa-se a dimensão do trabalho quando o autor se refere à função e o resultado da produção. Ainda nesse parágrafo aparece a tecnologia, isto é, “a transformação da ciência em força produtiva”, quando trata do instrumento e suas intensidades. No segundo parágrafo percebe-se a relação com a cultura, aparecendo as fontes históricas com as representações éticas, políticas e estéticas. No início do terceiro e último parágrafo a ciência está claramente expressa e há ainda certa menção ao trabalho e tecnologia.
2-2-É extremamente importante, com o exemplo de Van Gogh e à luz dos instrumentos tecnológicos, levarmos nossos alunos a compreender as dimensões e a necessidade de aliarmos as várias tecnologias disponíveis no mercado hoje com o conhecimento científico ofertado pela escola e usado para obtermos melhores resultados em nosso ofício, tanto na escola quanto no mundo do trabalho. A união dos vários aspectos do conhecimento deverá despertar o interesse pela busca constante do saber, da consciência e da promoção da liberdade.
É necessário que o aluno seja instruído com relação a construção de seus conhecimentos e se perceba como sujeito capaz de construir sua realidade. Assim, neste processo de construção, os diversos conhecimentos científicos e tecnológicos devem ser complementares na construção não apenas de uma realidade física, mas que também passe pelo eixo social. Sendo assim, o indivíduo tecnológico é aquele capaz de produzir não somente uma realidade física e prática, mas também social.
3-Caminhos para a aproximação do conhecimento das diferentes áreas: o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico
A disciplina de Biologia tem como objeto de estudo o fenômeno VIDA, difícil de conceituar e também de compreender. Inúmeras tentativas foram realizadas para tentar definir a VIDA, até pelo filósofo Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) que deixou contribuições relevantes quanto à organização dos seres vivos, com interpretações filosóficas que buscavam, dentre outras, explicações para a compreensão da natureza..
Compreender o fenômeno da VIDA e sua complexidade de relações, na disciplina de Biologia, significa analisar uma ciência em transformação, cujo caráter provisório permite a reavaliação dos seus resultados e possibilita repensar, mudar conceitos e teorias elaborados em cada momento histórico, social, político, econômico e cultural.
A disciplina de Biologia contribui para formar sujeitos críticos e atuantes, por meio de conteúdos que ampliem seu entendimento a cerca do objeto de estudo – o fenômeno VIDA – em sua complexidade de relações, deve também ser capaz de relacionar diversos conhecimentos específicos entre si e com outras áreas de conhecimento; priorizar o desenvolvimento de conceitos cientificamente produzidos, e propiciar reflexão constante sobre as mudanças de tais conceitos em decorrência de questões emergentes.
4-Ligações clandestinas causam risco de incêndios
Ao repensarmos um currículo que seja coerente e que ultrapasse os muros da escola faz-se necessário contemplar as áreas do conhecimento nas quais as dimensões da cultura, ciência, tecnologia e trabalho estejam presentes. A notícia apresentada no texto do Caderno IV trata de um grande problema social e com ela os conhecimentos de diferentes áreas podem ser trabalhados, como por exemplo: gráficos e tabelas em Matemática; energia e eletricidade em Física; interpretação na Língua portuguesa; o choque e sustentabilidade em Biologia; questões socioeconômicas, política, contexto social dentro de Sociologia e Filosofia entre outras. Depois da instrumentalização orientada e mediada pelos docentes, a partir dos conhecimentos historicamente construídos em cada componente curricular, procurando seguir o método da Pedagogia Histórico Crítica de Saviani que propõe as seguintes etapas: prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social. Pode-se esperar a mobilização social para que se amenize situações semelhantes àquela apresentada na notícia sobre risco de incêndios nas ligações clandestinas.