COLÉGIO ESTADUAL ORLANDO LUIZ ZAMPRÔNIO - PLANO DE TRABALHO DOCENTE

COLÉGIO ESTADUAL ORLANDO LUIZ ZAMPRÔNIO
ENSINO MÉDIO - SANTA LÚCIA- PR
PLANO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR
TEMA: LIXO
Período letivo: 2015
Disciplina: QUÍMICA – FÍSICA – BIOLOGIA
Série: 1º Ano Turma: A Turno: Manhã
Carga horária 04 horas aulas por disciplina = 12 horas aulas.
DOCENTES: Jaimer Tonidandel – Ionara bigolin Valdomeri – Adélia Liris Simon
OBJETIVO GERAL:
O objetivo central do ensino das disciplinas das ciências da natureza está centrado em formar o cidadão é preparar o individuo para que ele compreenda e faça uso das informações básicas necessárias para a sua participação efetiva na sociedade tecnológica em que vive.
Para o exercício da cidadania, o cidadão precisa saber fazer tanto o julgamento critico quanto o político. Tais considerações evidenciam a existência da necessidade do fornecimento de informações básicas para o individuo compreender e assim participar ativamente dos problemas relacionados a comunidade em que esta inserido. É preciso desenvolver a capacidade de tomada de decisão, para que possa participar da sociedade, emitindo a sua opinião, a partir de um sistema de valores e das informações fornecidas, dentro de um comprometimento social.
Com esse projeto pretende-se proporcionar uma metodologia inovadora, usando estratégias que facilite a compreensão dos conteúdos relacionados ao tema LIXO, despertando no aluno o interesse pelo estudo das disciplinas de Química, Física e Biologia, tornando-o agente mobilizador desse processo de ensino-aprendizagem, já que o mesmo proporcionará contribuições para a construção de conhecimentos coletivos, atividades integradas, incentivando o respeito e o modo de
ser e pensar dos colegas, promovendo o diálogo, a interação e a troca de conhecimentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Talvez o objetivo mais notório seja a abordagem de um tema, fazendo a interdisciplinaridade, entre as matérias afins, trabalhando o conteúdo de modo articulado, tornando as aulas mais atrativas e prazerosas para os educandos. Desta forma, os objetivos que os educadores querem atingir, por meio do tema explorado, não são impostos, mas fazem parte de algo agradável, havendo assim maior participação e empenho da classe no estudo dos conteúdos.
- Desenvolver uma proposta de atividade diferente que proporcione o estudo do Lixo, de forma ampla, detalhada e articulada.
- Inserir atividades práticas no dia a dia de sala de aula, promovendo a integração entre teoria e prática.
- Compreender as relações teóricas práticas e relacioná-las com a vida cotidiana.
- Proporcionar aos educandos a construção e reconstrução de seus próprios significados dos conceitos científicos.
- Compreender a realidade social em que está inserido para que possa transformá-la.
- Despertar no educando maior interesse pelas disciplinas das ciências da natureza.
- Desenvolver a capacidade de participar, de tomar decisão criticamente.
- Compreender os processos químicos e físicos relacionados com a vida cotidiana
- Avaliar as implicações sociais decorrentes das aplicações tecnológicas e do desenvolvimento industrial ao longo dos tempos.
CONTEÚDO ESTRUTURANTE / ESPECÍFICOS
QUÍMICA
MATÉRIA E SUA NATUREZA
- LIXO: material que se joga fora?
- Identificação de materiais e substâncias.
- Tratamento do lixo.
- Métodos de separação de substâncias.
FÍSICA
- Propriedades das substâncias.
- Transformações de energia.
- O lixo ao longo dos tempos.
- Programas de coleta seletiva.
BIOLOGIA
- Doenças provenientes dos lixões a céu aberto.
- Lixões: uma deplorável situação da vida humana.
- Contaminação do meio ambiente e lençol freático.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O tema “LIXO” dessa proposta foi escolhido em razão de sua compatibilidade com os conteúdos das disciplinas de Química, Física e Biologia: permite abordar vários conceitos e conteúdos relacionados ao assunto, bem como das diversas questões, ambientais, econômicas e culturais, da sociedade brasileira e mundial.
O desenvolvimento de um trabalho em conjunto, torna mais fácil para o educando compreender os problemas de sua comunidade, e de se envolver na busca de alternativas, adotando para a sua vida uma ação social responsável. É necessário nesse trabalho integrado, que o tema seja abordado em seus múltiplos aspectos e não apenas na visão restrita de cada uma das disciplinas.
Nessa concepção, os conteúdos serão tratados com os alunos de modo a possibilitar o entendimento do mundo e a sua interação com ele. Cabe ao professor, criar situações de aprendizagem de modo que o aluno pense mais criticamente sobre o mundo e reflita sobre as razões dos problemas.
SANTOS(2006), afirma que uma estratégia metodológica que tem sido recomendada é a abordagem que discuta aspectos sócio científicos, ou seja, questões ambientais, políticas, econômicas, éticas, sociais e culturais relativas a ciência e tecnologia.
É preciso romper com a transmissão de conteúdos, realizada ano após ano com base na disposição sequencial do livro didático tradicional, e que apresenta, entre outros aspectos, uma divisão de conteúdos. É preciso desvencilhar-se de
conceitos imprecisos, desvinculados do seu contexto. É necessário provocar a curiosidade do aluno quando ouvir falar em conceitos científicos (químicos, físicos e biológicos), cuidando com o uso de analogias que podem levar a interpretações equivocadas, imprecisas sobre os conceitos das disciplinas.
Cabe ao professor na sua aula oportunizar ao educando o desenvolvimento do conhecimento cientifico a apropriação dos conceitos das ciências naturais e sensibilizar os alunos para um comprometimento com a vida no planeta.
METODOLOGIA
QUÍMICA
Sendo a escola o lugar onde se trabalha o conhecimento historicamente construído, a química deve ser tratada com os educandos, de forma a possibilitar o entendimento do mundo e sua interação com ele. Acredita-se numa abordagem de ensino voltada à construção e reconstrução de significados dos conceitos científicos. Propõe-se que a compreensão e apropriação do conhecimento aconteçam por meio do contato do aluno como objeto de estudo da Química: os materiais e as substâncias. A abordagem metodológica devera mobilizar para o estudo da química, presente no cotidiano do aluno, evitando que ela se torne uma mera decoreba de fórmulas, números e unidades de medidas.
Diante do tema “LIXO”, os alunos serão levados a fazerem suas investigações, se tudo o que jogamos fora, realmente podemos classificar como lixo. Quais seriam os procedimentos para um bom tratamento dos resíduos, suas classificações e processos de separação utilizados.
Será explorado também o vídeo sobre os lixões do pacífico, disponíveis em www.youtube.com/watch?v=PfsvXTkv7K8, onde aborda o destino que está sendo dado ao lixo que é abandonado nos mais diversos lugares do planeta.
FÍSICA
Um dos grandes problemas ambientais na atualidade é o lixo. O consumismo exagerado aliado ao desperdício gera uma quantidade enorme de resíduos. Esse é um assunto de extrema importância, e deve ser abordado em sala de aula. A escola é um lugar de transformação, pois é ela que deverá ser promovida a socialização, a interdependência em detrimento da dependência, a reflexão, além de toda e
qualquer ação que possa fazer do aluno – ou até porque não dizer do professor – um ser livre, emancipado, “iluminado” para atuar com criticidade na sociedade, visando um planeta saudável, isto é, objetivando a melhoria de sua qualidade de vida. Partindo desta premissa surgem as questões ambientais, como aporte, a serem discutidas em ambiente escolar, no intuito de fomentar no aluno um desenvolvimento crítico no que se refere às questões sociais, culturais, econômicas e tecnológicas ligadas aos temas ambientais. O lixo é, indubitavelmente, um elemento com tal potencial, e precisa ser abordado em sala de aula: sua geração, seu destino, sua ação danosa, sua redução e até mesmo a não produção. O aluno precisa ser desafiado a pensar sobre o assunto, pois este é um tema atual e presente em todo e qualquer contexto. Partindo deste pressuposto os alunos serão motivados a fazerem leituras e questionamentos sobre o tema “lixo”, tais como: Analisar os diferentes tipos de lixo e quais são produzidos pelos alunos em seu cotidiano. Refletir sobre que usos darem ao lixo reciclável e orgânico produzido na escola. Solicitar aos alunos que leiam textos específicos sobre coleta e destino do lixo, compartilhando com os colegas os pontos relevantes dos textos lidos, fazendo uma síntese do texto no caderno. O professor fará aula expositiva sobre os conteúdos: propriedades das substâncias encontradas no lixo e transformações de energia no lixão, conduzindo os alunos a compreensão e aplicação dos conhecimentos adquiridos através da explanação do professor. Recursos: Computador, data show, internet, jornal, quadro, giz, embalagens variadas de papel, plástico, alumínio, embalagens de leite longa vida, fotos variadas de lixões, aterros sanitários, depósitos de lixo.
BIOLOGIA
A contextualização dos conteúdos em outras áreas do conhecimento relacionado a um tema ou assunto, possibilitando assim, caminhos para atingir a interdisciplinaridade, com isso os
educandos poderão compreender a integração entre as diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo suas múltiplas habilidades de pensamento crítico, criatividade, curiosidade, capacidade de abstração de trabalho em equipe, de aceitar novas opiniões e de se comunicar.
Aumentar os saberes a partir de pesquisas bibliográficas compreenderem o mundo que os cerca, nas situações vivenciadas, problematizadas e interpretadas na interação entre os seres vivos, a qualidade de vida da população com relação ao ambiente e o lixo, suas patologias e contaminações através da água e solo.
Para a sua atuação cidadã na sociedade e suas tecnologias, permitindo seu progresso no trabalho, aproximando o educando do contexto científico do ambiente da sociedade, o cotidiano do educando e sua saúde.
Primeiramente conduzir os educandos a uma busca de materiais como: revistas, jornais, textos, pesquisar na internet, filmes que mostrem a realidade das pessoas que ali trabalham, na atividade pratica visita ao aterro sanitário da nossa cidade para que os educandos possam ver a realidade que os cercam e onde os mesmo estão inseridos, com registros fotográficos e sendo acompanhado por um profissional ambiental, após a visita o mesmo irá dar uma palestra.
A propagação de invasores como: baratas, moscas e diversos micro-organismos carretando as patologias decorrentes aos animais e ao ser humano, problemas também de contaminação da água e do solo, após esta pratica levar os educandos a montagem de um trabalho em equipe para apresentação aos demais colegas com todos os recursos tecnológicos para melhor compreensão contando sempre com o auxílio dos educadores, em debates, na resolução da problematização com possibilidades de resoluções, para que tenhamos uma qualidade de vida para a população da nossa cidade.
Avaliação
A avaliação será centrando-se na compreensão e aplicação de conceitos, portanto, continua diária e participativa. Terá caráter diversificado para que não seja dada ênfase somente a linguagem escrita do aluno, mas também a linguagem oral, através do seu poder de argumentação, sua disponibilidade de trabalhar em grupo, a sua atuação para resolver situações problemas e as contribuições individuais e os resultados parciais e finais dos grupos na execução de atividade proposta. Pretende-se sempre valorizar os conhecimentos já adquiridos de cada aluno, o desempenho de cada um em sala de aula é de extrema importância, pois se busca desenvolver no aluno a competência de questionar o outro, o mundo e a si mesmo contribuindo para a formação de um cidadão critico.
A avaliação com certeza não consiste na mera contagem de acertos e erros, na utilização de resultados para classificar e selecionar os alunos, mas sim avaliá-los como um todo, valorizando cada tentativa de aprendizagem, mesmo que nem sempre isso seja possível. Essa atividade propicia a oportunidade de também estar avaliando o trabalho realizado e dá ao professor uma visão daquilo que realmente foi interessante e do que precisa ser mudado, melhorado na prática pedagógica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PARANÁ Secretaria de Estado da Educação. DCEs – Diretrizes Curriculares da rede pública de Educação Básica do Estado do Paraná. Química. Curitiba, 2006.
RUSSEL, B. J. Química geral. V. 1, Ed 2 – São Paulo, 1994.
BIANCHI, J. C. A. ALBRECHT, C. H. DALTAMIR, J. M. Universo da química. 1ª Ed. – São Paulo, FTD, 2005.
SANTOS, W. L. P. PEQUIS – Projeto de ensino de química e sociedade. 1ª Ed. – São Paulo, nova geração, 2006.
VÍDEO LIXÃO DO PACÍFICO. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=PfsvXTkv7K8,. Acesso em 01 jun. 2015, 20:09:30.