As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio elegem as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular para que os estudantes possam encontrar no âmbito escolar um alicerce para se ingressar no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. O currículo escolar aborda as atividades educacionais desenvolvidas dentro da escola. Para tanto é preciso que o professor conheça a realidade escolar e como são os alunos do ensino médio, isso acontece a partir do conhecimento do Plano Político Pedagógico da Escola – PPP, que retrata sua identidade.
A disciplina de Geografia trabalha com o espaço geográfico, produto da ação do homem sobre a natureza, tendo em vista a sua necessidade de sobrevivência. Essa ação do homem, chamada “trabalho” é o pilar central de todas as transformações e modificações ocorridas no espaço/meio técnico-científico. Deste modo, é necessário conhecer as razões de todo esse processo, a fim de entender hoje nossa sociedade.
Vivemos em uma sociedade que passa por transformações significativas, principalmente nesse período técnico-científico que nos deparamos. A escola não pode se anular diante dessa evolução, por isso o currículo deve estar em contínua elaboração e adaptação para poder contribuir com desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus educandos. Cabe a cada professor fazer a conexão dos conteúdos trabalhados em suas disciplinas, buscando a inter-relação e significância para a vida de cada aluno do Ensino Médio que está se inserindo no mercado de trabalho, mostrando a total integração entre os conhecimentos científicos e sua aplicabilidade.