Colégio Estadual Olivo Fracaro
Diversidades e tecnologias digitais
Partindo do conhecimento atual dos professores, em relação aos temas como; tecnologias digitais e diversidades em geral, acho que o Governo e as escolas estão preocupados e ofertando muitos; cursos, formações, debates, reuniões, palestras, para uma melhor formação dos educadores, para somente assim, os mesmos alcançarem um aprimoramento integral do educando como pessoa humana em sua totalidade(diversidades, criticidade, autonomia sobre sua identidade corporal, sua relação com o mercado de trabalho, tecnologias digitais, entre outros).
Porém, como o texto mesmo diz: “Se quisermos compreender, é necessário conhecer. E da mesma forma, reconhecer – experiências, saberes, identidade culturais – é condição para o relacionamento e o diálogo”, com nossos educandos.
Por isso, é importante todos nós, estarmos ‘evoluídos’ nesses quesitos, para podermos elaborar melhor nossos PTDS, e assim, conseguirmos melhores resultados com nossos educandos. Mas o que fazer com os jovens que mesmo assim, não demonstram interesse algum por nenhuma disciplina ou conhecimento escolar? Espero conseguir com esse curso, um melhor entendimento e soluções para tais problemáticas.
Achei bem interessante a indagação que o texto traz de; “Como podemos lidar pedagogicamente com a diversidade?”
Interessante, pois quando falamos de diversidades em geral,alguns educadores ainda sentem muitas dificuldades com temas como esse, creio que os mesmos precisem mudar não apenas seus conhecimentos, mas também seus próprios conceitos(meta ainda mais difícil)para somente assim, conseguirem acreditar realmente no que devem vir a ensinar em sala de aula.
Muitas vezes, esses conceitos enraizados desde a infância, são difíceis de mudar, mas precisamos ampliar nossos horizontes para podermos chegar a uma verdadeira; evolução/reinvenção da escola como um todo.