COLÉGIO ESTADUAL OLIVO FRACARO - CASCAVEL/PR - CADERNO III

Quando estudamos a finalidade da educação básica, percebemos que a escola se preocupa em trabalhar os conhecimentos científicos de cada disciplina conforme a realidade de cada aluno, adaptando o currículo escolar de acordo com a identidade da escola. As Diretrizes Curriculares Estaduais -  DCE apresentam propostas de conteúdos que devem ser trabalhados em cada disciplina, mas é o professor que depois de conhecer a realidade escolar, quem define através do Plano de Trabalho Docente – PTD, como esses conteúdos serão abordados para atender as necessidades e anseios de cada educando, principalmente os que estão no Ensino Médio e que estão se preparando ou já estão ingressando no mercado de trabalho.
O currículo escolar não apresenta somente os conteúdos básicos de cada disciplina, mas trás também uma organização e metodologias que permitem trabalhar com as especificidades de cada aluno, permitindo um melhor desenvolvimento do mesmo.
Na Disciplina de Geografia busca-se contemplar as finalidades da educação básica, exercitando o pensamento crítico e mostrando a inter-relação ente o homem e o meio, trabalhando o espaço geográfico como um espaço produzido e apropriado pela sociedade. Para tanto é necessário que o professor conheça qual é a realidade e qual é a identidade da escola, para buscar a formação do aluno crítico e com valores que possa acompanhar e articular o trabalho, a ciência e a tecnologia contribuindo para sua formação através de cada experiência vivida, dentro e fora da sala de aula.