Todos os cidadãos têm direito a Educação, ou seja, a Universalização da Escola Pública de qualidade para todos. No Brasil o Ensino Médio segundo Cury é “ o nó da relação social implícita no ensino escolar nacional”. Pois isso se deve as desigualdades sociais e diferenças entre as classes de brasileiros. Pois desde o Império é oferecido o Ensino Médio, mas com seletividade. Durante a República existe dois sistemas paralelos de educação, um para o “povo” e outro para as classes superiores, no Período Vargas foi clara a relação entre capital e trabalho. Em 1931 Francisco Campos afirma que o ensino secundário é o mais importante ramo do sistema educacional, pois assim os indivíduos são capazes de tomar decisões. Em 1950 houve uma verdadeira revolução no ensino médio brasileiro surgindo assim os cursos profissionalizantes. Com a Lei nº 5.692/71 que compreende 0 1º grau e 2º grau (nível médio-profissionalizante). Após a ditadura com a LDB/1996 que estipulou o Ensino Médio com função formativa, etapa de conclusão da educação Básica incluindo a Educação de Jovens e Adultos
possibilitando o acesso e permanência na escola.
Apesar de várias tentativas de reconstrução do Ensino Médio, ainda não existe uma escola única e igualitária. Outro desafio a ser enfrentado é a integração entre e a educação e a preparação para o mercado de trabalho, um vez que a maioria dos alunos, principalmente do Ensino Médio noturno, são trabalhadores.
Assim, é necessário um projeto de formação humana integral, onde a dualidade presente na organização do ensino médio seja superada , promovendo o encontro sistemático entre “cultura e trabalho” para que os alunos tenham uma formação integra ou initária . Assim proporcionando a compreensão da vida social, também segundo Cury (1991) “da evolução técnico –científica, da história e da dinâmica do trabalho”. E segundo MEC o objetivo é “integrar o conhecimento do ensino médio à prática.
O perfil dos alunos da nossa escola do Ensino Médio noturno e diurno, é de trabalhadores que apresentam necessidades financeiras, portanto precisam estar dedicados ao trabalho e conhecedores da necessidade da conclusão do ensino médio. Na sua maioria acreditam que basta concluir o ensino médio, e poucos tem a intenção de cursar o ensino superior para buscar melhorias na qualidade de vida, com observação de que poucos alunos pensam em curso o ensino superior, estes são aqueles onde os pais almejam, como sonho, para o filhos.
A formação humana integral depende da inter-relação de princípios educativos e pedagógicos, o que torna a educação humana um grande desafio, devemos avançar na direção de garanti-lo como direito igualitário de todos de forma pública, gratuita, laica e com qualidade sob a responsabilidade do estado. Assim, através dos estudos e dos materiais apresentados na proposta poderá nos levar a um ensino médio voltado a formação humana integral.
Temos um grande desafio a enfrentar em nossa realidade educacional. Para concretizar a universalização do ensino médio, será necessário acontecer uma reformulação da educação desde a sua base, evitando assim que os alunos cheguem ao ensino médio com defasagem de conteúdos, e tragam em sua bagagem uma dose de vontade de adquirir cada vez mais conhecimento, valorizando o estudo para o crescimento pessoal e profissional para que o trabalho seja socialmente produtivo.
O adolescente e jovem , ou melhor, o aluno do Ensino Médio precisa perceber que a escola é um lugar de socialização,de conhecimento-científico-tecnológico e cultural onde as práticas pedagógicas são essenciais para que ocorra esse conhecimento para que aja a transformação do ser humano.
Finalizando, as política devem ser a favor da Universalização do Ensino Médio. Principlamente se tratando de um país que funciona no regime econômico capitalista. País desenvolvido é país sem pobreza. E a pobreza só diminui com conhecimento.