Reflexão e Ação - Caderno VII
O Ensino Médio passa por vários desafios devido aos problemas apresentados durante o processo histórico da educação. Um dos maiores desafios é contribuir para a naturalização das diferenças e das desigualdades sociais entre as várias classes de brasileiros. Apesar de várias tentativas de reconstrução do Ensino Médio, ainda não existe uma escola única e igualitária. Outro desafio a ser enfrentado é a integração entre e a educação e a preparação para o mercado de trabalho, um vez que a maioria dos alunos, principalmente do Ensino Médio noturno, são trabalhadores.
O perfil dos alunos da nossa escola do Ensino Médio noturno, é de trabalhadores que apresentam necessidades financeiras, portanto precisam estar dedicados ao trabalho e conhecedores da necessidade da conclusão do ensino médio. Na sua maioria acreditam que basta concluir o ensino médio, e poucos tem a intenção de cursar o ensino superior para buscar melhorias na qualidade de vida.
A escola vem se transformando a cada dia, devido as mudanças do perfil dos profissionais de educação e dos próprios educandos. Nos deparamos com uma diversidade de educandos, uns que buscam um conhecimento aprofundado e procuram seguir uma formação, e outros que entendem o ensino médio como uma terminalidade dos estudos. Uma das tarefas importantes das instituições de ensino é contribuir para que os jovens possam realizar escolhas conscientes sobre sua trajetória, mas para que isso aconteça, os professores precisam descobrir novas formas e métodos de ensino, que tornem a educação mais atraente.
Quando estudamos a finalidade da educação básica, percebemos que a escola se preocupa em trabalhar os conhecimentos científicos de cada disciplina conforme a realidade de cada aluno, adaptando o currículo escolar de acordo com a identidade da escola. As Diretrizes Curriculares Estaduais - DCE apresentam propostas de conteúdos que devem ser trabalhados em cada disciplina, mas é o professor que depois de conhecer a realidade escolar, quem define através do Plano de Trabalho Docente – PTD, como esses conteúdos serão abordados para atender as necessidades e anseios de cada educando, principalmente os que estão no Ensino Médio e que estão se preparando ou já estão ingressando no mercado de trabalho.
No filme Ponto de mutação onde se demonstra toda interação do mundo e que todas as coisas estão conectadas, pode-se fazer uma relação com nossos conteúdos em sala de aula, buscando a interdisciplinaridade por área de conhecimento, onde não podemos trabalhar um conteúdo isolado, sem fazer uma relação com as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia.
A Escola Democrática conta com a participação de todos nas tomadas de decisão. Não nos sentimos excluídos dentro do ambiente escolar, pois tudo é apresentado pela direção aos professores, equipe, funcionários, pais e alunos e as decisões são tomadas perante a aprovação do Conselho Escolar. Para que a escola tenha uma gestão democrática, a direção tem que apresentar esse perfil e promover a integração e participação da comunidade escolar. O Plano Político Pedagógico da escola é muito importante e esta em constante reformulação, pois ele retrata a identidade e realidade da escola buscando uma educação de qualidade.
Avaliar é mais um desafio que norteia o dia a dia de cada educador, pois muitas vezes a avaliação ainda é percebida de maneira quantitativa e não qualitativa, sendo reduzida a números, e não levando em consideração o processo de ensino e aprendizagem que ocorre de forma contínua, cumulativa e sistemática, e não apenas como resultado final. A avaliação precisa ser realizada de acordo com o currículo e o planejamento, mas para que desenvolvam atividades pedagógicas significativas para os educandos os educadores precisam conhecer o processo avaliativo de forma que saibam identificar as diversidades da escola. Estamos buscando uma avaliação qualitativa, visando à formação integral do aluno cidadão, para que ele saiba atuar na sociedade de forma digna, solidária e competente.