ATIVIDADE CADERNO VII
Novos estudos estão sendo realizados sobre as modificações do currículo escolar da educação básica. As mudanças, avanços tecnológicos, desigualdades sociais e mercado de trabalho propiciam uma mudança significativa no currículo do Ensino Médio devido as modificações no perfil do jovem educando. Não existe uma escola única e igualitária. Cada escola tem autonomia para elaborar seu Plano Político Pedagógico e trabalhar os conteúdos básicos de cada disciplina de acordo com as necessidades, identidade e características de sua comunidade escolar, e esse trabalho pode ocorrer de forma interdisciplinar.
Em pleno século XXI nos deparamos com mudanças significativa nos métodos de ensino-aprendizagem, onde métodos tradicionais (livros e lousa) não são nada atraentes para nossos educandos. Contamos com a tecnologia que se torna cada dia mais presente na vida dos jovens, a qual promove a troca de informações e a aproximação virtual através das redes sociais de forma virtual e muitas vezes isolada. Muitos jovens comparecem à escola como se estivesses cumprindo uma obrigação, e não com o entusiasmo de querer adquirir o conhecimento técnico-científico. Muitos encaram o Ensino médio como uma terminalidade dos estudos, uma vez porque já estão inseridos no mercado de trabalho, devido às necessidades financeiras. A maioria dos jovens tem acesso as novas tecnologias, mas ainda não sabem usá-las adequadamente, não querendo saber que a internet pode ser utilizada também como uma ferramenta potencialmente educativa.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio elegem as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular para que os estudantes possam encontrar no âmbito escolar um alicerce para se ingressar no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. O currículo escolar aborda as atividades educacionais desenvolvidas dentro da escola. Para tanto é preciso que o professor conheça a realidade escolar e como são os alunos do ensino médio, isso acontece a partir do conhecimento do Plano Político Pedagógico da Escola – PPP, que retrata sua identidade.
No trecho Cartas a Théo, escrito por Vincent Van Gogh, percebe-se a importância do conhecimento científico para se alcançar um objetivo, independente das técnicas utilizadas. Van Gogh relata sobre as técnicas e instrumentos que dispunha em sua época e as técnicas de outros artistas renomados para desenvolver um belo trabalho, e as relacionam com as evoluções que foram ocorrendo, no entanto, mesmo não participando das inovações tecnológicas, seus trabalhos sempre tiveram reconhecimento. Percebe-se que essas inovações estão comparadas ao mundo contemporâneo, onde não se pode trabalhar os conhecimentos científicos sem fazer uma relação com as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia. Por isso é importante a interdisciplinaridade e junção dos conhecimentos por área, para que nossos educandos possam relacionar os conteúdos, apropriando-se do conhecimento para saber como melhor aplica-los no seu cotidiano.
Tenho conhecimento do PPP de minha escola e acredito que todos deveriam se apropriar de suas informações, pois ele retrata o perfil da escola e dos educandos, e ajuda a identificar as necessidades encontradas dentro e fora da sala de aula, buscando promover o conhecimento científico de forma crítica e reflexiva. Mesmo a escola mantendo o diálogo com a comunidade escolar, é preciso uma direção ativa, que busque a integração e participação de todos.
A Escola sempre buscou oferecer uma educação de qualidade para todos os alunos. A avaliação é um procedimento necessário que faz parte desse processo de ensino e aprendizagem devendo ser diagnóstica, formativa e somativa, mas nunca deve ser restrita e excludente. Um dos maiores desafios dos educadores é saber como avaliar, para quê avaliar e quais as contribuições que esses instrumentos avaliativos vão favorecer a qualidade de educação. O Colégio Estadual Olivo Fracaro tem como concepção a avaliação contínua e cumulativa, tendo como objetivo atingir o aprendizado dos alunos. Dentro de cada bimestre a avaliação é somatória e são utilizados vários instrumentos avaliativos como: prova escrita, prova oral, pesquisas bibliográficas, debates em sala e exposição de trabalhos. Cada professor busca conhecimento sobre a realidade da escola e através do seu Plano de Trabalho Docente pode estabelecer meios que facilitem a aprendizagem dos educandos.