O que se observa com no filme Ponto de Mutação e no trecho da carta escrita por Van Gogh, é o reconhecimento de novas técnicas e tecnologias que estão surgindo e lançando um novo olhar ao processo de ensino e aprendizagem.
No filme percebe-se que no mundo tudo esta conectado e diretamente relacionado e que todas as inovações aconteceram graças ao conhecimento científico, mas infelizmente o ser humanos não sabe se apropriar dessas inovações adequadamente.
No trecho Cartas a Théo, escrito por Vincent Van Gogh, percebe-se a importância do conhecimento científico para se alcançar um objetivo, independente das técnicas utilizadas. Van Gogh relata sobre as técnicas e instrumentos que dispunha em sua época e as técnicas de outros artistas renomados para desenvolver um belo trabalho, e as relacionam com as evoluções que foram ocorrendo, no entanto, mesmo não participando das inovações tecnológicas, seus trabalhos sempre tiveram reconhecimento. Percebe-se que essas inovações estão comparadas ao mundo contemporâneo, onde não se pode trabalhar os conhecimentos científicos sem fazer uma relação com as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia. Por isso é importante a interdisciplinaridade e junção dos conhecimentos por área, para que nossos educandos possam relacionar os conteúdos, apropriando-se do conhecimento para saber como melhor aplica-los no seu cotidiano.