Olá a todos, boa noite.
Sou a professora Heidi, leciono química no Colégio Estadual Natália Reginato (NRE Curitiba) e trabalho com os primeiros anos nesta escola. Meu orientador do pacto é o professor João Ricardo Ferrer.
A respeito do questionamento do caderno 1, página 26:
Após leitura do material e discussão do grupo na reunião de sábado, penso que o maior desafio para o ensino médio atualmente é a evasão escolar. Chegamos a um momento da história que o aluno, quando tem interesse, quer apenas um papel de certificação, esquecendo a importância do convívio e aprendizado no dia-a-dia escolar.
Como atualmente o jovem consegue a certificação do EM prestando exames de EJA (ou equivalente) ou tirando a nota MÍNIMA no ENEM, os alunos não se veem mais obrigados, ou até mesmo estimulados, para estar em sala e vivenciar todas as etapas.
Convenhamos que muito do que é abordado em classe não é relevante para o aluno naquele momento. Ainda trabalhamos com temas ultrapassados, que apresentam importância histórica, porém pouco prática (pouco relaciona-se ao cotidiano do aluno).
O desafio é conciliar uma escola atrativa para que o jovem não a abandone por uma certificação imediata ou ainda siga em frente para o mundo do trabalho e veja a escola como um passado que não supriu suas necessidades culturais e intelectuais.