1ª REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO II- ETAPA II
O texto trata da interdisciplinaridade como uma ferramenta que o professor pode utilizar para auxiliar o aluno na compreensão de um determinado problema de maneira mais ampla. A utilização de uma ou mais disciplinas como forma de auxílio na construção do conhecimento pode transformá-lo de uma concepção fragmentada para uma concepção mais unitária desse conhecimento, porém, segundo o texto, o professor deve se preparar muito bem para que possa desenvolver seu trabalho com outra disciplina corretamente, para que assim sejam estabelecidas interconexões que irão complementar positivamente a produção desses conhecimentos, caso contrário, o professor poderá pedir ajuda aos colegas dessas disciplinas em questão, para que, coletivamente sejam integrados os conteúdos, no qual o aluno poderá resolver um problema ou estudar determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.
Percebe-se ainda, que o autor coloca a interdisciplinaridade, não como algo que deva fazer parte como objeto norteador de toda a produção de conhecimento, e sim que seja um elemento a mais para contribuir nos processos das atividades.
Realizar um trabalho interdisciplinar na sala de aula, não é tarefa fácil, pois, esbarramos em várias dificuldades, o qual começa pelo preparo dos professores, os quais, em sua maioria, tiveram uma formação fragmentada, além disso, acreditamos que para que a escola adote uma prática como essa, na qual está diretamente ligada ao processo de contextualização, terá que fazer algumas adequações, como por exemplo, no campo administrativo, o qual haverá mudanças no currículo escolar, também no campo didático que irá definir a integração entre as disciplinas e bem como um bom planejamento desse trabalho e principalmente no campo pedagógico que orientará as atividades processuais que serão utilizadas em sala de aula.
Todo o tema ou conteúdo possui um potencial interdisciplinar, desde que se faça um bom planejamento. Um exemplo é realizar um trabalho sobre desperdício de alimentos, qual podemos fazer conexões entre as disciplinas de: física, química, biologia, história , geografia, português, entre outras.
Lenir Lopes Cabral
CARLOS EDUARDO DE ABREU CALIXTO
EWERSON CARLO CABRAL DOS SANTOS
JOSIANE CARLA MARCZUK
LENIR LOPES CABRAL
MONIQUE GARCIA ALBUQUERQUE
ROSANA PARODI DA SILVA
WILTON PRESTES ZANELLA