ETAPA 2 - CADERNO III
Ação e reflexão II
Todos concordam que hoje em dia é muito mais fácil ensinar ciências. A motivação é feita através do próprio livro didático e pode ser ampliada pelo microscópio ou experiências realizadas nos laboratórios das escolas. É certo que não são todas; e algumas estão carentes destes materiais, algo pode ser feito.
Os alunos ainda contam com a criatividade de professores que fazem experimentos com materiais alternativos (recicláveis), essas práticas incentivam e ajudam os alunos a compreensão de fenômenos da natureza e a própria ciência. Como os alunos estão cada vez mais críticos, numa sala com quarenta alunos, sempre há um ou dois que farão a pergunta: no que vou usar isso que estou aprendendo? Cabe ao professor resolver ou ensinar ou dar soluções para estas questões, simplificando ou modificando a metodologia da aula que dependerá do perfil da turma.
Carlos Eduardo de Abreu Calixto
Ewerson Carlo Cabral dos Santos
Josiane Carla Marczuk
Lenir Lopes Cabral
Monique Garcia Albuquerque
Rosana Parodi da Silva
Wilton Prestes Zanella