Colégio Estadual Moysés Lupion. Avaliações externas: novos desafios e tensões

          Nos últimos anos o Colégio Estadual Moysés Lupion vêm desenvolvendo alguns trabalhos voltados aos resultados das avaliações externas. No início desse ano houve, na semana pedagógica, a análise dos últimos resultados do IDEB do colégio, as possíveis causas e várias propostas para tentar melhorar esse índice. Uma das principais causas levantadas no que se refere ao índice do IDEB da nossa escola, foi a forma que os alunos realizam a Prova Brasil ou o SAEB, de maneira totalmente desinteressada. Outro fator é que algumas questões das provas, tanto de português quanto de matemática, não estão relacionados aos conteúdos vistos pelos alunos até o período de realização da prova. Sem citar o fato que essas provas são elaboradas por pessoas desconhecidas e cujos critérios não são anunciados, as questões buscam a contextualização, porém, nem sempre estão relacionados a realidade local dos nossos alunos, os quais iriam explorar melhor o seu conhecimento prévio, tão evidenciados nos PCNs.
          Não estamos querendo justificar o índice do IDEB alcançado por nossa escola, muito menos nos eximir da culpa, mesmo sendo muito difícil apontar problemas em nosso ambiente de trabalho onde se conhece as várias lutas vencidas. Também não estamos negando a sua importância no processo educativo. O que estamos querendo dizer é que quando uma escola apresenta um baixo índice no IDEB a culpa não é somente da gestão da escola e sim de todas as gestões educacionais em níveis municipais, estaduais e federais. Ninguém deve fugir da reflexão desses resultados, pois a resolução de muitos problemas aparecem quando todos trabalham juntos. Porém, não temos dúvida que o principal iniciador e transformador da realidade escolar, capaz de reunir toda a sociedade para trabalhar em função de um objetivo comum é o gestor da escola juntamente com toda a comunidade escolar. Dessa forma, a escola deve sim assumir a responsabilidade da nota do IDEB e utilizá-la como um instrumento de indicador de desempenho que poderão nortear futuras tomadas de decisões para a melhoria da qualidade de ensino.
          Quanto ao ENEM, o nosso colégio já realizou uma espécie de curso preparatório, onde vários professores doaram seu tempo disponível para dar aulas para grupos de alunos interessados em realizar a prova e também vários simulados. Infelizmente, por vários motivos o projeto não teve continuidade mesmo fornecendo ótimos resultados. Esperamos pôr em prática novos projetos nesse sentido.
          O Colégio moysés Lupion tenta da melhor forma possível utilizar as avaliações externas como um indicador de desempenho, os quais irão fornecer inúmeros instrumentos que vão enriquecer o processo democrático e participativo na busca da melhoria do processo educativo.
Lenir Lopes Cabral
Carlos Eduardo de Abreu Calixto
Monique Garcia Albuquerque
Dejanete Santos
Sanzia do Pilar Machado Kruger
Josiane C. M. Cembranel
Roceleni R. Palucoski
Ewerson Carlo Cabral Santos Souza