Colégio Estadual Monsenhor Guilherme - Foz do Iguaçu - REFLEXÃO ETAPA 01

CURSISTAS

Daiane Bottega

Gialaine Aparecida Poli

Jeancarlo Bresolin

Josane Mafioletti Veronese

José Augusto de Mello

Ledir Kreuzberg Marcelino

Mario Celso de Souza

Suzana Duarte

Vagner da Silva Costa

Elizabeth Lopes dos Santos

Maria Ingrid Britz Guder

Questão 01 - O modelo prussiano de educação implantado em grande escala mundialmente, fomentou uma padronização dos conteúdos didáticos que ganhou força em nosso país até meados da década de 90, principalmente pelo atrelamento de empréstimos junto ao FMI ao programa educacional a ser empregado no país, desconsiderando características e necessidades particulares.Desta forma devem-se elaborar ações que viabilize a interatividade da comunidade escolar, alinhar práticas onde as tecnologias possam se tornar ferramentas pedagógicas com qualidade e interação dentro das possibilidades, tornar os educando, educadores e comunidade escolar uma equipe onde haja comprometimento e responsabilidade para atingir os objetivos traçados em busca de uma educação de qualidade.Tendo em vista nossa realidade, resgatar os momentos históricos sintetizando determinadas épocas em determinadas linhas do tempo. O trabalho exposto ao aluno deve ser apresentado de uma forma que ele consiga transportar para determinadas épocas usando exemplos atuais, vivenciando o cotidiano o aluno tem que perceber e compreender os fatos históricos, onde se apresenta a identificação coma realidade apesar dos discursos serem outros.

Questão 02 - Esse coletivo permeia questões em debates de uma forma universal, para que chegamos a uma determinada explicação. Com nossas ferramentas que temos é fazer com que a nossa perspectiva seja alcançada ideologicamente. Esse discurso por mais arcaico que seja, ele tem que ser atrelado ao discurso hoje. O aluno está muito imaturo para a escola. A família está fragmentada e sem estrutura para absorver os conhecimentos propostos na escola, sociedade, comunidade etc.Professores não têm preparação para educar e sim para inserir conhecimento.Em geral nossos jovens alunos são filhos de uma geração que procurava negar valores do período militar. Refletem hoje uma postura descompromissada e permissivista.A padronização da arte pela indústria cultural, e sua ampla divulgação pela mídia, contribui para uma homogeneização intelectual de grande parte dos jovens, que buscam a fruição através de produtos culturais de simples assimilação.  Quanto ao perfil econômico, ela se apresenta de forma heterogênea. Porém, dentro de classe, os problemas compartilhados são semelhantes.