Colégio Estadual Monsenhor Guilherme - Foz do Iguaçu, ATIVIDADE DO CADERNO 4

CURSISTAS

Gislaine Aparecida Poli
Jeancarlo Bresolin
Josane Mafioletti Veronese
José Augusto de Mello
Ledir Kreuzberg Marcelino
Mario Celso de Souza
Vagner da Silva Costa
Elizabeth Lopes dos Santos
Maria Ingrid Britz Guder

 

ALIMENTACAO E OBESIDADE
Etapa I – Caderno IV 
Temática 4- Áreas. 
ÁREAS DE CONHECIMENTO E 
INTEGRAÇÃO CURRICULAR
1. O que são as áreas de conhecimento e qual sua relação com o currículo :
1. Reflexão e acão Educação Alimentar e Nutricional
 
Ao elaborar o currículo devera ser feito uma reflexão sobre uma forma de trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os demais componentes curriculares.
No Brasil, a Política Nacional de Segurança
Alimentar e Nutricional foi regulamentada em
agosto de 2010 por meio do Decreto nº 7.272.
Esse decreto coloca uma série de diretrizes
e objetivos, como o acesso universal, base agroecológica e sustentáveis de produção,
extração, segurança alimentar, direito de estar livre da fome e da má nutrição.
Tudo isso deverá ser levado em conta à cultura de nossos alunos, a classe em que eles pertencem, à religião e todos os demais aspectos, para que não  haja conflitos entre os direitos humano e as formas de trabalhar a Educação alimentar e nutricional.
Colocarei aqui algumas formas de trabalhar esse tema dentro de algumas matérias do ensino médio:
 
Matemática.
Gráficos de quantidades adequadas para o consumo alimentar, visando e adequando as diferentes classes sociais.
 
 
Geografia.
Análise dos costumes de certas etnias, visando os alimentos diferenciados e seus iguais valores nutricionais e também o valor nutricional dos alimentos produzidos pela agricultura convencional e orgânica.
 
Educação Física.
 
Pesquisa e apresentação sobre a alimentação adequada de alunos atletas do ensino médio, adequando os nutrientes dos alimentos necessários para a prática de1 esportes de acordo com o cotidiano de cada aluno.
 
Inglês.
Pesquisa de valorização da nossa cultura Brasileira, fazendo um paralelo do consumo dos
Espanhol
Cultura gastronômica latino Americana
“ fast food” entre Brasil e Estados Unidos.
 1. O ensino integrado: trabalho, ciência, tecnologia e cultura

2.1. Trabalho, cultura, ciência e tecnologia

Com base neste texto e no que discutimos anteriormente:
1. Destaque as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes nesse trecho da obra.
  Discorre se  que  a amplitude  dos conteúdos dessas dimensões, não pode ser banalizados apenas como modismo há que  ter fundamentos científicos e materiais dentro de uma instituição escolar , proporcionando  que todo e qualquer conhecimento deve vir como respostas das necessidades sociais e devem sintetizar-se no trabalho, na ciência, na tecnologia e na cultura. Ter a compreensão de que o homem interage no mundo, modificando-o na maioria das vezes em seu favor pelo trabalho e sua ação sobre o mundo denomina se cultura uma atitude concebida e vivida.

2. De que forma ele poderia ser incorporado como material para discussão em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo?

Pode se nos planos docentes atendendo as necessidades sociais e devem aplicar se no trabalho, na ciência explicativa, na tecnologia vivenciada e na cultura dentro do respeito social de cada individuo com suas diferenças sociais, culturais e econômicas .

2. Caminhos para a aproximação do conhecimento das diferentes áreas: o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico

3.1 Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.
Pode se ponderar diante dessa aproximação dos conhecimentos nas mais diferentes áreas que ao reconhecer a tecnologia e a ciência como produção humana é reconhecê-las como parte da cultura, e do trabalho, averiguando como bens produzidos e reproduzidos. Para tanto a ideia de trabalho como princípio educativo, sendo a capacidade do indivíduo ao transformar a realidade e a si mesmo, Assim pelo nosso trabalho somos capaz de produzir e reproduzir conhecimentos, tecnologia e cultura nesta relação social.
para tanto no âmbito escolar pondera se a necessidade de um ensino interdisciplinar onde se considera as disciplinas em suas especificidades e realidades históricas  proporcionando a compreensão dos conceitos, suas  razões e seus métodos de ensino, estes amparado no trabalho como princípio educativo, partindo do pressuposto de que o ser humano é quem produz a sua realidade e assim é capaz de apropriar-se dela
4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas
1.1 – Analise criticamente este material à luz da sua proposta e dos princípios e práticas pedagógicas aqui integradas, posicionando-se sobre possibilidades de realizar atividades como esta em sua escola.

Na rotina escolar, às vezes não nos damos conta de que nossa disciplina qualquer que seja faz parte de um contexto histórico e ambas as disciplinas juntas formam o todo. Assim busca se uma proposta curricular interdisciplinar colaborativa onde todas são importantes e vem a colaborar para a produção do conhecimento da matriz curricular. Percebe se então o nosso grande desafio é ir além da escola como espaço curricular, ampliando os nossos planejamentos para outros espaços que inclui processos alimentares ou seja, alimentação dentro de projeto diversificado na escola buscando parcerias entre professores e comunidade escolar, que venham na superação dos problemas relevantes atrelados aos processos alimentares ,principalmente a Obesidade.”

Elaboração coletiva da proposta curricular integrada
A ALIMENTAÇÃO E A OBESIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR

1-  A grande problemática vivenciada na realidade mundial  na infância e adolescência está no surgimento da obesidade sendo um problema nutricional que cresce rapidamente trazendo complicações e riscos de saúde  .

 

1- O conjunto integrado dos professores em  seus Planos de Trabalho Docente em diferentes disciplinas conforme alguns abaixo apresentados. Buscar em seus conteúdos apresentar nos mais diferentes gêneros textuais e metodologias cabíveis apresentando as causas dessa problemática e possibilitando discussões possíveis das causas e soluções .

2- Segundo GALDINO,2003 a gênese e o desenvolvimento da obesidade, torna se difícil de definir. Assim entende se  que seja necessário buscar uma melhor compreensão da sua relação   direta com fatores ambientais específicos, no entanto, a redução de atividade física, o tempo gasto assistindo TV, a adoção de atividades sedentárias e a ingestão calórica em excesso, vem como fatores consolidados para ganho de excessivo peso e os problemas ligados a obesidade Nesse contexto é que se expõe a excussão integrada do tema  curricular   alimentação e obesidade

2-Expõe se a bibliografia e as diretrizes curriculares como um dos suportes para se trabalhar a problemática bem como os referenciais selecionados pelos professores regentes de cada disciplina em plano de trabalho docente.

3 - As teorias e os conceitos explicitados nos respectivos campos da ciência e expostos nos PTD do colégio  em diferentes disciplina vem a consolidar a proposta curricular integrada numa  metodológica histórico- critica proporcionando a autoconstrução das possíveis soluções.

3- Cada professor apresenta a raiz epistemológica desses conhecimentos  e como aplicá-las na busca da solução da problemática.

4- Busca se nessa proposta curricular  campos distintos  da interdisciplinaridade proporcionando uma analogia da problemática social vivenciada.
4- apresenta se aqui as  abordagens interdisciplinares
necessárias à explicação do problema na sua totalidade nas disciplinas diante de seus conteúdos como  exemplos: os gêneros textuais abordando o tema em Língua Portuguesa, as culturas alimentares em geografia , história da alimentação em História Análise de dados e gráficos em matemática etc.

1. – Retorne aos resultados da atividade 2 do momento anterior e dê prosseguimento a ela, chegando a um ensaio de proposta curricular (certamente parcial e limitado, considerando ser somente um exercício) contendo:

a) proposta de componentes curriculares (disciplinas e projetos interdisciplinares);
A alimentação  e a obesidade
b) possível sequência curricular;
Estar integrada no currículo do colégio de forma interdisciplinar em todas as disciplinas.

c) distribuição de atividades, tempos e espaços curriculares.

Bimestralmente  como conteúdos permanentes interligados aos conteúdos dispostos  em cada disciplina perante o currículo do colégio.

2. Para finalizar, leia a noticia abaixo, publicada num jornal de São Paulo, em fevereiro, de 2012, depois analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?

     

LIGAÇÕES CLANDESTINAS CAUSAM RISCO DE INCÊNDIOS

Analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?

Em relação a essa problemática social vivenciada  nessa realidade pode se envolver discussões em todas as disciplinas principalmente a História e a Sociologia e Língua Portuguesa demonstrando que o ritmo de favelização é uma consequência da política econômica , que acentuou o desemprego e diminui a renda dos trabalhadores  e da falta de ação social dos governos locais", conforme afirma assessor da Secretaria de Municipal do Desenvolvimento citado na noticia , Trabalho e Solidariedade explicando porque a maioria da população não pode pagar para morar e ter os diretos básicos de saneamento ,Porém esse não é o melhor caminho para a solução . “Gato” é crime e coloca sua comunidade em perigo!