COLÉGIO ESTADUAL "MARCÍLIO DIAS", ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO - GUARAQUEÇABA - NRE DE PARANAGUÁ - ETAPA II CADERNO V – MATEMÁTICA - REFLEXÃO DA PÁGINA 14 – A MATEMÁTICA E OS OUTROS COMPONENTES CURRÍCULARES.

COLÉGIO ESTADUAL “MARCÍLIO DIAS”, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.

ETAPA II CADERNO V – MATEMÁTICA.

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

ORIENTADOR DE ESTUDOS: JOSÉ DE MORAIS PEREIRA.

PROFESSORES: Ageu Cunha França, Aurélio Duarte Gasparini, Daisy Correa Oilke, Emerson Roberto de Miranda Mendes, Ivani Miranda de Souza, João Amadeu Alves Junior, José Liveraldo de Oliveira, Luciana de Fátima Demarch, Márcia Lemos e Marli Pontes Pires.

A Matemática é uma disciplina que perdura até nossos dias como manifestação cultural que se impôs e de forma espontânea. Assim, ao longo de sua existência tem sofrido mudanças na sua estrutura ensino/aprendizagem, mas o cunho com que é vista se torna semelhante em todos os lugares, fornecendo os mesmos resultados com diferentes demonstrações que levam as mesmas conclusões. Enfim, a matemática está presente em todas as coisas que deparamos de forma clara e transparente, com sua naturalidade e espontaneidade, sem ser forçada, na qual está infiltrada em todos os componentes curriculares. O saber matemático mobiliza quatro diferentes tipos de raciocínios ou intuições: o pensamento indutivo que está na formulação de novas proposições a serem validadas; o raciocínio lógico-dedutivo, ou seja, tudo aquilo que se faz comprovação usando propriedades; a visão geométrico-espacial, na qual utiliza elementos geométricos; e o pensamento não-determinístico, que é uma característica da estatística e da probabilidade.
Em conversa com os colegas do curso: Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, as atividades descritas de certa forma já foram oportunizadas pelos professores em sala de aula, conforme: Componente Curricular, Breve descrição da atividade e tipos de pensamento matemáticos envolvidos:
Matemática: Medidas das colunas de sustentação da Escola para calcular seu volume (paralelepípedo) e qual seria o custo do enchimento das vigas (colunas) usando concreto (pesquisa sobre o metro cúbico do concreto); visão geométrico-espacial, indutivo e lógico-dedutivo.
Física: Projeção de sombras, o intuito é medir através da propagação retilínea da luz a altura de objetos expostos no mesmo momento em que os raios solares incidem sobre os mesmos usando semelhança de triângulos; visão geométrico-espacial e lógico-dedutivo.
Língua Portuguesa: Análise da escanção das poesias de Cecília Meireles quanto às sílabas métricas de acordo com a tonicidade e classificação dos poemas; indutivo.
Artes: construção de objetos usando a arte de dobrar o papel (origami); visão geométrico-espacial.
Educação Física; tomadas de tempo no atletismo (prova de 200 metros rasos), construção de tabelas; indutivo e visão geométrico-espacial.
História: Modificação da unidade de referência do Cruzeiro para URV e depois para o Real; lógico-dedutivo.
Geografia: Escalas de mapas e conversão de graus para horas, minutos e segundos; lógico-dedutivo.
Inglês: Fast Food, conversão de valores, valorização das casas decimais; lógico-dedutivo.
Biologia: Investigação de doenças infecto contagiosas, visita na Secretaria de Saúde. Levantamento de dados; lógico-dedutivo.
Química: Cálculo de balanceamento de uma reação química; indutivo e lógico-dedutivo.
Sociologia: Analisando a taxa de mortalidade e natalidade da população brasileira, pesquisa em órgãos competentes; não-determinístico.
Filosofia: A origem do Universo, explicação racional e sistemática da formação do Universo pelos pensadores gregos; lógico-dedutivo e não-determinístico.
Portanto, a Matemática está inserida em todos os componentes curriculares e de fato faz parte do nosso cotidiano, na qual propicia o desenvolvimento dos quatros tipos específicos de pensamento: indutivo, lógico-dedutivo, geométrico-espacial e não-determinístico.