COLÉGIO ESTADUAL “MARCÍLIO DIAS”, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA II CADERNO III
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.
ORIENTADOR DE ESTUDOS: JOSÉ DE MORAIS PEREIRA.
PROFESSORES: Ageu Cunha França, Aurélio Duarte Gasparini, Daisy Correa Oilke, Emerson Roberto de Miranda Mendes, Ivani Miranda de Souza, João Amadeu Alves Junior, José Liveraldo de Oliveira, Luciana de Fátima Demarch, Márcia Lemos e Marli Pontes Pires.
Viver sem a presença de outras pessoas, sem a luz do dia, repetir os mesmo hábitos foi difícil para Kasper Hauser. Por si só o homem é um ser social e ele precisa de convívio de uma sociedade. No começo do filme na há dialogo, uma relação marcante com a linguagem, apenas sons e gestos. Ele foi desprovido de afeto, carinho, da ausência da fala e abandonado sem contato humano.
No calabouço ele apenas rosnava, fazia gestos faciais, conseguir brincar e coçar seus pés. Após sua saída, aprendeu a reproduzir seu nome, a andar, repetir algumas palavras, aprendeu musica, tentou tocar piano, conseguiu sonhar, comer sozinho, sentiu dor, chorou quando colocou a mão numa chama de vela, ficou com medo, conseguiu balançar um berço de uma criança em choro, sentiu remorso de sua mãe, tornou-se atração de um circo (estava dando despesas ao município), foi adotado, não compreendia a razão das coisas, conseguiu fazer crochê, perguntou sobre as mulheres, tentou escrever uma carta, uma história, tentou resolver problema de lógica, foi apresentado a sociedade e foi contra os princípios religiosos. Em sua morte consegui finalizar sua historia e a partir da sua autopsia descobrem anomalias no cerebelo e isso não impedia de ter contato com outras pessoas, mas esse direito foi negado. Portanto, a linguagem é fundamental na vida de um individuo e através dela que se constrói a Historia de uma cultura. Na década de 70 os filmes eram mais enigmáticos e usados na área de filosofia e sociologia. Um comparativo em relação à língua estrangeira (inglês) se torna evidente, pois não estamos constantemente ouvindo as palavras e precisamos de tempo para aprender.
Em relação ao nosso Colégio, as práticas de linguagens verificadas entre nossos jovens é o Whatsapp, o facebook, grupo de futebol de salão, grupos religiosos e o que mais se destacam é o grupo de teatro e dança que envolve o fandango. Principalmente o grupo de dança resgata os valores da cultura local manifestada através de expressão corporal, instrumentos musicais e rimas das musicas. As redes sociais são fontes de aproximação dos alunos com a Escola e nela ou nos aplicativos (criados por professor) facilita a comunicação e o dialogo pode ser mais interativo, na qual os alunos podem navegar e buscar informações sobre os trabalhos ou conteúdos referentes a uma disciplina específica.