COLÉGIO ESTADUAL "MARCÍLIO DIAS", ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO - GUARAQUEÇABA - NRE DE PARANAGUÁ - ETAPA II CADERNO II – CIÊNCIAS HUMANAS - ENCARGO DA COMPREENSÃO E AÇÃO CURRICULAR.

COLÉGIO ESTADUAL “MARCÍLIO DIAS”, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA II CADERNO II CIÊNCIAS HUMANAS.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.
ORIENTADOR DE ESTUDOS: JOSÉ DE MORAIS PEREIRA.
PROFESSORES: Ageu Cunha França, Aurélio Duarte Gasparini, Daisy Correa Oilke, Emerson Roberto de Miranda Mendes, Ivani Miranda de Souza, João Amadeu Alves Junior, José Liveraldo de Oliveira, Luciana de Fátima Demarch, Márcia Lemos e Marli Pontes Pires.

Desde o início dos estudos em relação ao Pacto do Ensino Médio temos vivenciado o termo interdisciplinaridade, que tem como fundamento a integração de uma ou mais disciplinas, um dialogo que propicie aos alunos postura, questionamento, críticas, explicação e comparação para que sejam desenvolvidas habilidades e autonomia do pensar.
Embora não seja tão trivial um projeto interdisciplinar, o mesmo exige encargo de compreensão, ou seja, o professor deve tomar emprestado conceito básico, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de explicação de outras áreas de conhecimento. Às vezes precisamos fazer essa ponte entre as disciplinas mesmo que não haja um conhecimento completo de tudo, mas o professor deve ter uma pequena bagagem sobre o assunto. Os colegas que trabalham nas séries iniciais são acostumados a interagir com as outras áreas de conhecimentos.
Portanto, temos que ter uma compreensão das outras disciplinas para construir uma estrada que leve até a interdisciplinaridade. Podemos adequar nossas realidades e trabalhar com vários temas. O Pacto do Ensino Médio tem aberto as portas para reflexão onde professores de todos os Estados têm contribuído para melhorar, aprimorar e compartilhar seus conhecimentos para que nossos jovens sejam o alvo principal.
Diante desta proposta precisamos repensar a Escola, aquela que possa valorizar o sujeito como pessoa humana (desde que haja interesse), o aluno como protagonista e através de projeto interdisciplinar isso pode despertar interesse, motivação em realizar pesquisa, conhecer sua localidade, seus costumes, seus hábitos, forma de trabalho, resgatar a cultura que o tempo pode estar estrangulando. O intuito é buscar aproximações instigantes entre a realidade social e as chaves analíticas (desnaturalização, estranhamento e sensibilização). Enfim, saber trabalhar com o aluno é reconhecer seus costumes.
Entre os pares existe resistência em relação ao realizar e o realizado. Posso ficar na mesma e não inovar, manter a mesma metodologia, fazer as mesmas dinâmicas sem preocupar com o aluno, ou posso realizar algo a mais, modificar a maneira de expor, apresentar e trabalhar o conhecimento (conteúdo) aproximando dos alunos usando temas instigantes que motivem a participação da Escola. Nesse propósito a ação é a força motora na qual faz com que o aprendizado do aluno se torne mais atraente, com uma formação mais humana, que possa fazer uma análise, suas críticas e por fim, colocar em pratica suas indagações e frustrações.
Como sugestão do caderno sobre uma ação curricular na área de Ciências Humanas foi escolhido: Alimentação Saudável. Os professores dividiram em três etapas: na primeira etapa, no primeiro momento é conversar com as pessoas mais idosas da Comunidade para conhecer quais alimentos eram consumidos, se eram produzidos e como eram vendidos (que tipo de embalagem, seu armazenamento, sua procedência) e de que forma (meio de transporte) chegavam à cidade. No segundo momento é conversar com essas mesmas pessoas e fazer um comparativo do que mudou como o alimento é visto hoje (mais iodo no sal, muito aromatizante e o processo da esterificação). Na segunda etapa poderia pedir aos alunos (uma turma específica) através de uma planilha anotar o que eles comem em suas principais refeições (café, almoço e janta), durante uma semana ou quinze dias. Analisar os dados através de gráficos, apresentação dos resultados, promovendo debates e trazer um especialista para conversar sobre o tema. Na terceira etapa seria trabalhar com textos de divulgação cientifica onde os alunos através da Internet podem fazer pesquisa sobre alimentação com frutas, vegetais, valor calórico, produtos ricos em proteínas e vitaminas. O objetivo dessa proposta é a conscientização e importância da saúde dos nossos jovens. A finalização da proposta seria com uma produção de texto, exposição de cartazes e palestra com profissionais da área.