Colégio Estadual Lindoeste. Organização e Gestão Democrática da Escola.

Através das leituras realizadas analisamos que o caderno V tratará de assuntos relevantes, isto e, tratará da organização e gestão democrática da escola, relatando que a gestão democrática e um processo de construção social, e que não depende somente da legislação, mas também da participação de diretores, pais, professores, alunos, funcionários e entidades representativas da comunidade local como parte do aprendizado coletivo de princípios de convivência democrática, de tomada de decisões e de sua implementação, sendo a gestão democrática um processo que reconhece a escola como espaço de contradições, diferenças e encontros, o qual valoriza a cultura e a dinâmica social vividas na escola, buscando articulá-las com as relações sociais mais amplas. A instituição educativa, no cumprimento do seu papel e na efetivação da gestão democrática, precisa não só criar espaços de discussões que possibilitem a construção coletiva do projeto educativo, como também criar e sustentar ambientes que favoreçam essa participação. Em relação a escolha de diretores a mesma se torna tarefa complexa, com posições político-ideológicas muito distintas. Por isso, no presente caderno optou-se por indicar as diversas formas de escolha de diretores, de modo que subsidiassem a opção que os sistemas de ensino e suas escolas venham a fazer. É fundamental, no entanto, que essa opção garanta processos de participação coletiva, sendo assim umas das participações coletivas retrata a existência do grêmio estudantil que tem por finalidade por em funcionamento movimentos importantes de participação de alunos, professores, funcionários, professores e pais, interagindo principalmente na desconstrução das relações hierárquicas de poder e na ruptura com os processos de exclusão que têm levado ao fortalecimento dos conflitos entre alunos e professores, como fenômeno de resistência. Neste sentido, a democratização do processo de gestão deve garantir através do exercício permanente de análise e de ações participativas o acesso igualitário às informações a todos os segmentos da comunidade escolar e a aceitação da diversidade de opiniões e interesses.
Enfim, a democracia assume uma importante função pedagógica, promovendo pessoas democráticas e solidárias e permitindo a construção de um projeto coletivo de escola. O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade, precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos, o mesmo se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestoras e pedagógicas devem consultar a cada tomada de decisão, o mesmo deve se tornar um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazo.