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O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação integral -Caderno III
O Ensino Médio inclui o conceito de formação humana integral entre trabalho,ciência, tecnologia e cultura.
Assim sendo, faz- se necessário refletirmos sobre estas dimensões e suas relações de interdependência para organizar o currículo do Ensino Médio.
Concepção de trabalho está associada ao conceito de tecnologia, pois os conhecimentos produzidos, sistematizados e legitimados socialmente ao longo da história é resultado de um processo empreendido pela humanidade na busca da compreensão e da transformação dos fenômenos naturais e sociais.
No entanto, determinar estas relações exigem um método, que parta do concreto e mediante a uma visão mais precisa por meio da análise, chega as relações gerais determinantes do fenômeno estudado, pois a compreensão do real como totalidade exige que se conheçam as partes e as relações entre elas, o que nos leva a construir seções tematisadas da realidade.
A integração entre as dimensões, tem como finalidade a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos sociais e produtivos, devendo orientar a definição de toda proposição curricular, constituindo -se no fundamento da seleção dos conhecimentos, disciplinas, metodologias, estratégias, tempo, espaço, arranjos curriculares alternativos e formas de avaliação.
Portanto, a pesquisa é um exemplo de principio pedagógico capaz de levar o estudante em direção a uma atitude de curiosidade e de crítica, por meio do qual ele é instigado a buscar respostas e a não se contentar com o que vem pronto, sendo capaz de atribuir sentido e significado ao conhecimento escolar, já que produz uma relação mais dinâmica com esse conhecimento.