COLÉGIO ESTADUAL LINDOESTE - LINDOESTE/PR. TEMÁTICA V - REFLEXÃO E AÇÃO - “O PATRIMONIALISMO ESCOLAR”

Orientadora: Terezinha Maciel Da Rosa Pedro
GESTÃO DEMOCRÁTICA - TEMÁTICA V
REFLEXÃO E AÇÃO I

O entendimento desta temática é um dos pré-requisitos para fundamentar as escolhas da vida no dia a dia escolar. Essa reflexão proporciona debates mais intensos e, consequentemente, exigiu mais estudos e reflexão para a realização das atividades individuais e coletivas - a elaboração de um Plano Interdisciplinar por área de estudos.
Porém, o que foi discutido sobre essa questão de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho, seria algumas questões na qual, os docentes se sentem em desfavorecimento com alguns cursos que são ministrados durante o ano justo nos momentos que são dias letivos, ou e também não divulgados, das quais muitas vezes tem poucas vagas.
Um segundo ponto à ser ponderado, é que dificilmente um professor consegue ajustar seus horários numa só escola, dado-se então que muitas vezes quando chega no dia da aula, a escola tem recados novos ou cronogramas novos, para qual o docente é pego em surpresa, e totalmente despreparados.
Uma vez que os jovens, a escola, a família, a sociedade, e nós docentes é cada vez mais, protagonista e atuante, um comunicador antenado nas mudanças sociais e tecnológicas, que anseia por elas, pois vive em um mundo cada vez mais globalizado. Traz a característica de possuir uma energia, capaz de fazer grandes mudanças. Uma sugestiva solução para o problema da distribuição de recados dentro da escola seria usar esses dispositivos online. E se aderirmos à democracia, vamos fazer da escola um lugar com significado, na qual, professor e aluno compreendam e trabalhem juntos com o ideal de viver e conviver bem em sociedade.
Reflexão em ação II 
As tomadas de decisões, por exemplo, na forma de aplicar os recursos financeiros, os gestores ficam limitados por fatores burocráticos em relação ao que se pode adquirir e muitas vezes não se leva em conta as verdadeiras necessidades da escola, a exigência de orçamentos, tempo proporcionado para aplicação e os recursos insuficientes, a falta de tempo para reunir todos os segmentos também é outro entrave para que efetive de fato a gestão democrática.
Para que o processo de discussão e de deliberação em situações vividas na escola ocorra é necessário que aconteça o diálogo, que os gestores tenham mais autonomia em relação ao financeiro, administração do tempo, para a realização de reuniões, momentos de reflexão e diálogo, troca de experiências entre todos os segmentos. É preciso que aja cumprimento dos deveres e respeito onde todos os envolvidos possam opinar, sugerir, reivindicar, serem ouvidos e suas necessidades atendidas.

REFLEXÃO E AÇÃO III
Os desafios da prática: a gestão democrática da escola pública entre o proposto e o realizado
No cotidiano escolar, apesar da existência de muitos discursos e variada legislações que recomendam e amparam a gestão democrática das escolas, tem se observado na prática alguns  distanciamentos maiores ou menores entre o que é proposto e o que ocorre de fato nas unidades escolares.
Dentre as ações de caráter patrimonialista presentes no interior da escola ou na relação desta com os pais e a comunidade, dois casos ganharam enfoque nos últimos tempos: recurso de reprovação e pedido de reclassificação. Em ambos os casos, os envolvidos nas ações - por possuírem maior esclarecimento acerca da legislação escolar vigente – recorreram junto a instancias superiores por decisões do colegiado referente aos alunos. Neste sentido, a autonomia da escola ficou em segundo plano, pois a legislação abre brechas e permite a reformulação das decisões, desconsiderando a informações prestadas pelos profissionais da educação.
Em relação a autonomia concedida e efetiva, alguns exemplos também podem ser identificados no ambiente escolar, tais como a questão financeira e o repasse de recursos, uma vez que a escola recebe do Estado os recursos necessários ao seu funcionamento. Entretanto, essa verba vem previamente destinada e estipulada à setores já definidos, não podendo ser empregada em situações condizentes com as necessidades gerais do contexto no qual a escola está inserida.
Já na questão da autonomia administrativa, a tomada de decisões nas escolas ocorre democraticamente, com participação coletiva, mas condicionada às determinações das legislações e diretrizes pré-estabelecidas pelos governos. O mesmo ocorre na autonomia pedagógica, onde o trabalho do professor pode ser planejado de acordo com o Projeto Político Pedagógico, com as características da turma e com o contexto no qual tanto alunos quanto professores estão inseridos, devendo estar em consonância com as Bases Curriculares Nacionais e sendo por essa regido sem maiores flexibilizações.
A participação dos pais e da comunidade no contexto escolar, dentro da gestão democrática, se torna pequeno ao considerar as dificuldades que os mesmos tem em relação aos compromissos com as atividades escolares. Muitos justificam a pouca participação por falta de tempo, outros pelos trabalhos e alguns - numa visão cultural - não se sente importantes para participar das tomadas de decisão dentro da escola. 

 

Reflexão e Ação IV
Atuação do Grêmio Estudantil
O Grêmio Estudantil é uma instancia colegiada formada por alunos regularmente matriculados com objetivo de representar o interesse de seus pares. Permite que os mesmos participem das discussões, criem e fortaleçam ações na escola e na comunidade, a partir de temas que sejam de interesse dos mesmos. É também um espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e luta por direitos e cumprimento dos deveres.
A atuação do Grêmio no colégio não estava ativa, a partir de algumas ações de uma das pedagogas, com estimulo à efetivação do Grêmio, o grupo de representantes se organizou, substituíram alguns membros que já não estavam mais estudando por outros. Foram realizadas algumas reuniões planejado algumas ações para serem desenvolvidas durante o ano. Muitas foram as sugestões dos alunos, e as atividades já estão acontecendo: Concursos - escolha do Garoto(a) Estudantil; atividades culturais - recreio musical; palestras com tema especifico (drogas) - no colégio e nas escolas estaduais do município;
Os alunos participam das reuniões e fazem também reuniões com o objetivo de analisar,  fazer e desenvolver projetos em beneficio dos alunos, escola e comunidade. As atividades do Grêmio reger-se-ão pelo por Estatuto aprovado em reunião convocada para este fim.
* O Grêmio tem por objetivos:
-Representar condignamente o corpo discente;
-Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos do Colégio;
-Incentivar a cultura literária, artística e desportiva de seus membros;
-Promover a cooperação entre administradores, funcionários, professores e alunos no  trabalho Escolar buscando seus aprimoramentos;
-Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras  instituições de caráter educacional...
-Defender e lutar por uma escola pública e de qualidade.
-Realizar assembleias com os alunos e ouvi-los e lutar pelos seus direitos
Considerando as ações desenvolvidas com acompanhamento pedagógico, a equipe está bem participativa, contribuindo com atividades dinâmicas que proporcionam um ambiente educativo alegre, estimulante e agradável. No que se refere à participação nas decisões escolares ainda temos um caminho a percorrer, pois é preciso instigar a participação com responsabilidade e respeito para que compreendam a importância da participação e não fique só na organização de atividades - promoção de eventos.
Portanto analisamos o grêmio estudantil como parte fundamental da escola pois os jovens participantes não apenas cultivam sua condição cidadã, como também contribuem para que os que são alvos de suas ações participem da mesma condição. Mais importante, portanto, é a ampla e livre participação dos jovens em todos os processos de tomada de decisão na vida da escola, quando em pratica o grêmio estudantil tem por objetivo  participar das reuniões com o objetivo de analisar propostas relevantes para o melhor funcionamento da escola,  desenvolvendo projetos em beneficio dos alunos, escola e comunidade, defendendo os interesses individuais e coletivos dos alunos do colégio, e buscando promover uma relação coletiva entre funcionários professores e alunos, para que os projetos e os objetivos da escola aconteçam com maior eficácia.
Já em relação a resiliência e projetos atribuídos aos jovens em relação aos problemas sociais da localidade, analisamos como favorável, que os alunos busquem estar informados em relação a  conteúdos políticos, tentando entender e discutir, questões relevantes como por exemplo, questões ambientais, isto e buscando juntamente com a comunidade escolar e com os órgãos municipais alternativas para um desenvolvimento sustentável, atendendo as necessidades econômicas, sociais e ambientais.

COM RELAÇÃO A RESILIÊNCIA E PROJETOS ATRIBUÍDOS AOS JOVENS EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS SOCIAIS DA LOCALIDADE... SUGERIMOS:
- Que estes (alunos) busquem saber  e analisar criticamente as propostas do município em relação a questões ambientais em que esses administradores municipais devem incentivar o desenvolvimento sustentável de forma participativa e descentralizada, buscando alternativas que permitam o atendimento de suas necessidades econômicas, sociais e ambientais, por exemplo:
• Redução de energia nos prédios públicos;
• Incentivo à reciclagem de papel e outros materiais;
• Utilização de produtos menos prejudiciais ao meio ambiente.
•Avaliação e fiscalização de impactos ambientais das iniciativas públicas ou privadas em seu território;
• Treinamento das equipes locais para o planejamento participativo;
•  Política de compras ambientalmente adequada;
•  Investimentos no Saneamento Ambiental, entre outras...

Reflexão em Ação V

   Conhecemos o PPP- Projeto Político Pedagógico, o mesmo foi construído junto à comunidade Escolar, pais e alunos, Conselho Escolar e APMF. Têm como conteúdo principal e de haver um comprometimento entre direção, professores ,equipe  Pedagógica , administrativa e comunidade escolar para que o trabalho integrado e inter disciplinando os conteúdos, para que aconteça o ensino- aprendizagem, desenvolvendo  suas potencialidades físicas e intelectuais formando assim cidadãos atuantes e competentes, instigantes, criativos e inovadores. Sendo o PPP, de suma importância, onde retrata a realidade da Escola, suas necessidades e anseios tendo como base o trabalho coletivo voltado para uma pratica educativa que priorize a formação de um cidadão critico -ativo, autônomo de participativo, tendo o professor  como mediador nesse processo. É necessário sempre rever o PPP, analisar fazer mudança se necessário, pois não e um documento sempre e acabado, precisa ser revisto sempre. Em relação à sala de aula prevalece o diálogo, pois, a escola procura ouvir seus alunos ,interagir com eles e respeitando -os e buscando buscar o interesse e a curiosidade me seus educando , porém a hierarquia também esta presente em nossa sociedade pois faz parte de nosso sistema político social. Acreditamos que quando o aluno leve a sério os estudos  juntamente com seus educadores no qual usam a metodologia  adequada o aluno aprende, se desenvolve como cidadão, nesse sentido necessita de uma troca entre educadores e educando. Atualmente,  nossa escola  busca trabalhar de forma inter- disciplinar ajudando assim na formação do aluno.