Colégio Estadual Leonilda Papen – Mercedes/PR

Novos Ensinos integrados ao currículo.
Levando em consideração o direito do estudante do estudante do Ensino Médio tem de se inserir no mundo formal dos conhecimentos de modo inclusivo e dinâmico, devemos enquanto professores viabilizar as metas colocadas pelas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio (DCNEM), possibilitando a compreensão dos fundamentos científicos – tecnológicos, além dos processos produtivos, de modo a relacionar teoria com prática.
Atualmente devemos focalizar com extrema importância a integração dos conhecimentos a visão da totalidade da realidade, de modo a não mais tratarmos os acervos de conteúdos isolados, desprendidas do contexto de vida dos alunos.
A contextualização dos componentes curriculares deve ocorrer com as demais áreas de modo interdisciplinar, onde o aluno possa analisar os âmbitos e dimensões presentes em sua vida pessoal, social e cultural, mantendo as especificidades de cada campo de saber.
O eixo integrador dos conhecimentos presentes nas distintas naturezas são as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Isso se torna possível pelo trabalho sistematizado por meio de leituras de diversas publicações, pelas produções própria e coletiva de textos, por meio da utilização de diversos recursos pedagógicos, explorando recursos externos da escola, investigando problemas, realizando atividades práticas e usando acervos e patrimônios histórico-culturais da região.