COLÉGIO ESTADUAL JOÃO PAULO II- REALEZA

ORIENTADORA: SINILDA KRAMPE DE ALMEIDA

Ações Pedagógicas  - Melhorar  Qualidade de Ensino

Desenvolver um trabalho pedagógico em equipe onde os princípios de toda ação pedagógica garantem uma prática que esteja compromissada em solucionar os problemas da educação, do currículo e do processo ensino-aprendizagem, garantindo a todos os alunos o conhecimentoe melhorar a qualidade de ensino. Sendo importante a participação da direção, equipe pedagógica, professores, alunos, pais e funcionários em ações definidas e efetivadas coletivamente.

Avaliação da aprendizagem de forma Diagnóstica, processual e contínua A avaliação é uma prática pedagógica intrínseca ao processo ensino aprendizagem, com a função de diagnosticar o nível de apropriação do conhecimento pelo aluno.  A avaliação é contínua, cumulativa e processual devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
A avaliação é realizada em função dos conteúdos, utilizando métodos e instrumentos diversificados, coerentes com as concepções e finalidades educativas da escola conforme PPP, PPC e Regimento Escolar.
Recuperação paralela no processo ensino-aprendizagem. Sendo esta um direito dos alunos, independentemente do nível de apropriação dos conhecimentos básicos.  A recuperação de estudos dar-se-á de forma permanente e concomitante ao processo ensino e aprendizagem, será organizada com atividades significativas, por meio de procedimentos didático-metodológicos diversificados.

- Atendimento individual para alunos com problemas de comportamento e aprendizagem. (equipe pedagógica);
- Conselho de Classe como forma de diagnosticar problemas na prática pedagógica e propor ações efetivas para cada problema identificado; ( Pré-conselho, Conselho de Classe, Pós Conselho );

- Parceria com pais no processo ensino aprendizagem, como suporte na indisciplina e falta de interesse na aprendizagem. (convocações individuais caso a caso e Reuniões coletivas turmas por turma), reforçando o pré-conselho, conselho e pós-conselho de classe, acolhendo sugestão dos pais para melhorias na aprendizagem;

- Uso de metodologias priorizando o conhecimento científico e valorização do saber do aluno, onde o professor procura diagnosticar todos os dias se o aluno está aprendendo através da observação do comportamento do aluno em sala de aula, registro dos conteúdos no caderno e realização de trabalhos de recuperação e avaliação;

- Reuniões Pedagógicas e capacitação dos professores com fundamentação teórica, envolvendo temas de maior dificuldade no processo ensino aprendizagem; (Avaliação, Metodologias, Conselho de Classe, Recuperação, inclusão, adaptação curricular);