O Caderno 1 "Ensino Médio e Formação Humana Integral", do MEC, faz um retrospecto histórico da Educação formal desde a sua criação até os dias de hoje.
Percebe-se, durante (e para) a leitura, a necessidade e a importância de se considerar (quando se fala da Educação) as transformações sociais, históricas e ideológicas da humanidade, já que a Escola é "um" dos espaços sociais e sendo assim, não funciona isoladamente. Em outras palavras, os problemas que a escola enfrenta não são peculiares e intrínsecos, mas são da sociedade como um todo.
Dessa forma, cabe ao Sistema Educacional (em sua totalidade) a tarefa de identificar as lacunas da área educacional e então tomar medidas que busquem solucionar, de fato, esses problemas. Não se esquecendo, contudo, que, a escola, como um dos elementos desse sistema, não dá conta sozinha de resolvê-los, cabendo, então, um maior empenho das demais partes envolvidas nesse processo.
Nessa direção, acredita-se que as discussões que estão sendo promovidas a partir do programa "Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio" possam ser um dos caminhos que levem a mudanças significativas na qualidade do Ensino Médio, se de fato, todos se empenharem para isso. (Maria Roseli Castilho Garbossa)