COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE MEDIANEIRA - PARANÁ

COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MANOEL MONDRONE ENSINO  FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL

MUNICÍPIO: MEDIANEIRA – PARANÁ
NÚCLEO REGIONAL: FOZ DO IGUAÇU
CURSISTAS: SANDRA DE OLIVEIRA FERREIRA,  SILVIA NANDI DAL POZO E TATIANE  FEDERIZZI, VANI BARBIERI.

REFLEXÃO E AÇÃO – Etapa II – Ciências Humanas

Caro professor, cara professora, o texto abaixo sugere que o trabalho interdisciplinar exige o “en¬cargo da compreensão”. Leia o texto e discuta este conceito entre seus colegas. Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar.
“Apesar de os estudos de processos integrativos serem pequenos em número, os autores concordam em vários pontos. Tomar emprestado de outra disciplina exige assumir o que Janice Lauer chamou de ‘encargo da compreensão’. É necessária uma compreensão mínima do seu mapa cognitivo, incluindo os conceitos básicos, modos de investigação, termos, categorias de observação, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de explicação. Aprender uma disciplina a fim de praticá-la é, porém, diferente de usá-la para propósitos interdisciplinares. O domínio da disciplina denota conhecimento completo. O  trabalho interdisciplinar exige adequação. Os que tomam algo emprestado não reivindicam expertise em todas as áreas. Eles identificam informações, conceitos ou teorias, métodos ou ferramentas relevantes para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Além disso, não há nenhum Esperanto interdisciplinar. (...) A linguagem interdisciplinar normalmente evolui por meio do desenvolvimento de uma língua de comércio que se torna um pidgin – definido em linguística como uma língua provisória – ou um crioulo – uma nova primeira língua de uma comunidade” (Klein, Julie Thompson. Humanities, culture, and interdisciplinarity: the changing American academy. Albany: State University of New York Press, 2005).

A interdisciplinaridade pode se integrar a outras áreas específicas, objetivo é promover a ação entre o aluno, professor e cotidiano visto que, a interdisciplinaridade está nas transformações dos modos de produzir a ciência e de perceber a realidade. A construção do conhecimento sobre os conteúdos escolares são influenciado pelo meio ambiente, pelos meios de comunicação, professores e colegas. O professor deve lançar problemas atuais, além dos tradicionais, explorar mais como usar símbolos, ideias, imagens que reflitam a realidade. Mas, trabalhar com interdisciplinaridade implica no conhecimento amplo do professor e condições para que isso aconteça, em virtude disso, é necessário repensar a formação pedagógica. Alguns conteúdos são possível trabalhar com essa dinâmica, porém não podemos nos esquecer dos conteúdos clássicos, integrada a cada disciplina.   

Disciplina: Língua Portuguesa
Gênero: Receita
Bolo de mandioca
Ingredientes
    3 xicaras de mandioca ralada  (ralo grosso)
    1 1/2 xícara de açúcar
    3 colheres de manteiga
    1 1/2 xicara de farinha de trigo
    4 ovos
    1 pacote 50 g de coco ralado
    1 pacote 50 g de queijo ralado
    1 colher de sopa de fermento em pó.
O gênero receita é um conteúdo que pode ser explorado em várias disciplinas como potencial para uma ação interdisciplinar:
Português: Trabalhar a interpretação do gênero receita.
Ciências: Trabalhar valor calórico dos alimentos, valor nutriciional.
Geografia: Região  e clima que produz a mandioca,.
Matemática.: quantidade e proporção de ingredientes utilizados na receita.
Química: balanço estequiométrico e reação química (fermento)

2. Caro professor, cara professora, como sugestão para o desenvolvimento de um bom trabalho e com foco no processo de humanização, sugerimos a realização de um exercício simples com os jovens. Peça que eles escrevam (ou utilizem outra forma de expressão mais atraente, como um pequeno vídeo, uma teatralização etc) quais são seus valores atuais, seus planos para o futuro, e como eles se imaginam daqui a 10 anos.
Acreditamos que com este exercício simples você poderá se surpreender com a beleza de muitos sonhos, com o valor que estes jovens dão a família e a escola. Esses dados podem ser expostos, sem iden¬tificação dos autores, mas como forma de valorizar o jeito de cada um. Lembre-se que conhecer os sujeitos da aprendizagem é fundamental. Poderá fazer toda a diferença na condução das nossas aulas. Nos tornará profissionais mais próximos do que o jovem estudante também espera de um professor.
Depois de realizar essa ação, registre as conclusões por escrito e socialize no seu grupo de estudo.
. Peça que eles escrevam (ou utilizem outra forma de expressão mais atraente, como um pequeno vídeo, uma teatralização etc) quais são seus valores atuais, seus planos para o futuro, e como eles se imaginam daqui a 10 anos.
Para responder essa questão,  fizemos uma pesquisa com os alunos com objetivo de verificar qual concepção de Valores e quais valores considera primordial para a vida humana.

Após a pesquisa, percebemos que  os valores construídos pelos alunos , está de acordo com o meio que estão inseridos,  aqueles que são  incentivados em casa a estudar, dedicar-se, fazer o bem , construir sua carreira com dignidade pretendem ingressar na faculdade, ter uma boa família  e uma ótima formação .  Os que não têm apoio e incentivo no seu ambiente familiar, possui dúvidas a cerca de seus valores e perspectiva de vida, dificultando a formação integral. Há também aqueles influenciados pelas mídias em virtude disso, demostram um pensamento vago em relação à vida  e não tem certeza ,se estudando, terão  a  oportunidade de emprego. Outros, de famílias de classe media, veem  nos estudos uma forma de sucesso  para uma vida próspera e feliz.

3. Caros professores, caras professoras, sugerimos uma atividade que possibilite refletir acerca das mudanças que envolvem os processos de seleção de conteúdos e conhecimentos, e elaboração de ações curriculares.
Para isso você pode consultar e comparar livros didáticos distintos, Legislação Educacional de di¬ferentes instâncias (Municipal, Estadual, Federal), entrevistar e conversar com professores mais experien¬tes, dentre outras possibilidades, com o objetivo de identificar mudanças e permanências nos conteúdos ensinados. Registre em um texto suas principais conclusões.
Com base nestas reflexões, e levando em conta os exercícios feitos ao final das Unidades 1 e 2, planeje uma ação curricular que considere a realidade específica de seus estudantes em uma abordagem interdisciplinar entre diferentes componentes curriculares. Entenda-se por “ação curricular” uma sequên¬cia didática, uma unidade programática, um trabalho de campo, um projeto de ensino etc. Este planejamento deverá ser registrado e entregue.

ANALISE DE MATERIAL DIDÁTICO
Atualmente o livro didático possui um aspecto físico bem interessante, mas, nem sempre atinge o objetivo que é problematizar as situações. Alguns livros trazem os conteúdos explícitos demais e outros implícito, isso impede que o aluno reflita sobre as atividades no que tange aos questionamentos, sendo assim, o que contempla em um muitas vezes não contempla em outro. A proposta do livro pedagógico deveria ser repensada enquanto a estrutura e exploração dos conteúdos claro que, não de maneira generalizada porque  há livros que apresentam atividades de leitura que visam a valorização e o uso mais consciente de estratégias de ensino  que auxiliam na construção do sentido do texto. Desde a educação infantil no município, dos livros já trazem uma sequência didática na organização dos conteúdos pois, percebe-se que as ilustrações se repetem nas séries seguintes promovendo ao aluno um poder maior de interpretação fazendo relações com os temas solicitados levando em consideração a capacidade de criação de cada educando.
4. Caro professor, cara professora, no nosso dia a dia temos a tendência de utilizarmos livros didáti¬cos que por vezes não contemplam determinados conteúdos que pretendemos abordar. No entanto, eles são, em muitos casos, um dos poucos materiais pedagógicos que a escola dispõe. Diante dessa situação também não é desejável que este material seja o único, ou ainda, seja substituído pela cópia de textos no quadro. Uma possibilidade é criarmos propostas de investigação e desafios para os estudantes, permitin¬do que eles próprios busquem nos livros didáticos, ou em outros materiais – jornais, revistas, conteúdos disponibilizados na internet e outras mídias -, os quais possam viabilizar a pesquisa, refutando ou confir¬mando hipóteses construídas pelos estudantes.
Propomos então como atividade, a criação de uma proposta de ação curricular na área de Ciências Humanas baseada na formulação de um problema a ser investigado. Sugerimos como tema a alimentação. Os estudantes podem, a partir de uma questão inicial apresentada pelos professores, construir uma hipótese para resolvê-la ou interpretá-la. Na sequência, os próprios estudantes poderão estabelecer as etapas para a verificação da hipótese, envolvendo diversos procedimentos: pesquisa bibliográfica, saídas a campo, realização de entrevistas, observação dos hábitos alimentares dos colegas, dos familiares e das comunidades locais, entre outros.
A partir dos resultados alcançados, os professores podem apresentar questionamentos e análises complementares, como por exemplo: a qualidade dos alimentos consumidos, suas influências nas condi¬ções de vida e de saúde, o impacto dos hábitos alimentares no meio ambiente, as relações entre alimenta¬ção e cultura, a diversidade dos hábitos alimentares entre grupos e sociedades ao longo da história, o pro¬blema da fome, as relações entre interesses econômicos, produção e comércio de alimentos, entre outros.
Na verdade, o que propomos é que vocês, professores e professoras, criem uma investigação cien¬tífica geradora de conhecimentos significativos, valorizadora da autonomia dos estudantes e propiciadora de possíveis mudanças nas atitudes dos estudantes. Para isso, é fundamental que haja interdisciplinaridade e integração de saberes.
Depois de planejar e realizar essa ação, registre os procedimentos e resultados por escrito, incluin¬do fotos, destacando a produção dos estudantes, bem como as formas de socialização com a comunidade escolar.

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR - SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA: Alimentos
Para realizar essa atividade tomamos como primeiro passo fazer  uma pesquisa dirigida  aos alunos.

2º  Passo: - Pegar os dados levantados pela analise da pesquisa e construir um texto informativo onde esteja inseridos valor percentual dos dados.
3º Explicar em uma aula expositiva  as vantagens de se alimentar com alimentos saudáveis e as consequências de se alimentar mal.
3 º Passo: Convidar uma nutricionista para fazer uma palestra sobre alimentação para os alunos, professores, agente educacional I e II.
5º Passo: Propor aos alunos que façam uma pesquisa sobre o valor nutricional de alimentos saudáveis e os que consumidos com frequência que fazem mal a saúde e após, elaborar cartazes e expor na escola.
Aplicação: 6 aulas
Avaliação: Ocorrerá levando em consideração o envolvimento dos alunos e assimilação do tema apresentado nas disciplinas contempladas (português, ciências, geografia e matemática).
Após a realização desta atividade os alunos perceberam que consomem diariamente muitos alimentos considerados prejudiciais à saúde, (guloseimas e frituras) e quase não praticam esporte. O lanche da escola é preparado de acordo com as orientações de uma nutricionista, mesmo assim, poucos consomem. A dinâmica em sala de aula a respeito dos alimentos fez com que os alunos refletissem sobre seus hábitos alimentares e repensassem em uma alimentação mais saudável.
Perguntamos se em suas casas a pessoa que confecciona as refeições aproveita os alimentos que não foram consumidos e foram cozidos, a maioria das famílias aproveita, por uma questão cultural e para não haver desperdício, outra parte cozinha somente a porção suficiente para uma refeição, e se caso sobra daí sim é jogado fora.