Colégio Estadual João Manoel Mondrone
Grupo:
Sandra Filippin
Sandra Ferreira
Silvia Dal Pozzo
Tatiane Federizzi
Vani Barbierri
Reflexão e ação temática V
1. Com um grupo de colegas, faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram excluídos (as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho. Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Quais os possíveis motivos para tal exclusão? Faça o mesmo para situações em que se sentiram incluídos (as) na tomada de decisões dessa mesma natureza. Quais os possíveis motivos dessa inclusão? Discuta com os colegas a que conclusões podem chegar a partir desse levantamento, tendo em vista a participação na gestão democrática da escola. Que posturas vocês estariam dispostos a assumir frente ao que concluíram?
Todos já nos sentimos excluídos, no caso da decisão por bimestre, onde TODOS os professores optaram por trimestre e a opinião da direção é que permaneceu, entre várias outras situações, como gestão de recursos financeiros entre outros... Se sentir incluído é quando estamos bem em determinado grupo, com a capacidade de entender e valorizar, reconhecer as diferenças entre as pessoas que convivem e compartilham de um mesmo trabalho, de situações semelhantes e também nas trocas de experiências.
Temos professores de várias escolas participando, conforme as escolas foram as inclusões ou exclusões, mas exemplos de inclusões são opiniões para gastos com PDDE... Solicitar a mudança de atitudes, participar e organizar reuniões, opinar na tomada de decisões.
Um exemplo foi a compra de livros literários para os alunos fazerem trabalhos em sala de aula, foi solicitado a compra de 30 livros de cada exemplar, mas como este saíria muito caro foi optado por xerocar os exemplares, uma da equipe pedagógica e direção
2. Junte-se a outros colegas e procure fazer um levantamento de situações vividas na escola pelos participantes do grupo que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e/ ou dos envolvidos. Se esse processo de discussão e decisão coletiva não aconteceu, examine com membros do grupo as razões pelas quais isso não ocorreu. Se, ao contrário, o processo ocorreu, quais os resultados para a escola e para os envolvidos? E quais as reações dos colegas? Que sugestões esse grupo poderia oferecer para que, em novas situações ocorridas na escola, o processo de discussão e de deliberação possa acontecer?
No nosso caso é o que a decisão coletiva não aconteceu em várias situações, falta de comunicação, falta organização, não ocorrem momentos de discussão... Que as decisões sejam tomadas pela grande maioria do grupo e não por apenas alguns, temos o direito constitucional de demandar esclarecimentos e informações sobre decisões que chegam à escola e são objeto de questionamento, bem como de propor sua discussão coletiva.
Podemos falar também de muitas informações e acontecimentos que geram conflitos na escola não chegam a todos, os acontecimentos são velados mas as consequências acabam atingindo a todos.
Um exemplo que poderia ser citado foi a colocação de câmeras em algumas salas de aulas, esta medida poderia ter sido decidida por toda a comunidade escolar, e isso não foi feito.
3. Caso sua escola não tenha constituído o Conselho Escolar, tente conseguir uma cópia das normas produzidas pela Secretaria da Educação ou pelo Conselho de Educação do Estado onde está instalada sua escola para a instalação e funcionamento dos Conselhos Escolares. Proponha a um grupo de colegas a leitura dessas normas e, particularmente, as que se referem aos objetivos do Conselho e aos direitos e deveres dos conselheiros. Em função disso, deliberem sobre a realização de reuniões com os demais professores e com a direção, tendo em vista a instalação do Conselho em sua escola. Caso a escola já tenha um Conselho instalado, combine com seu grupo a conversa com membros dele, tendo em vista: a) levantar decisões tomadas; b) comparar tais decisões com a prática existente na escola; c) verificar se as decisões foram tomadas democraticamente. Verifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.
O Conselho Escolar existe em nossa escola, ele participa da tomada de decisões, mas podemos dizer que conselho escolar juntamente com APMF, vai acatar ou não as sugestões de melhoria da direção da escola, porque na verdade os integrantes não estão envolvidos plenamente no contexto escolar, a direção aponta os problemas e os membros analisam e acatam ou não a solicitação.
4. Se existe um Grêmio Estudantil funcionando em sua escola, procure verificar como está atuando, quais os temas sobre os quais discute, que visão os integrantes têm da sua própria atuação, assim como da escola e do seu funcionamento. Converse com os integrantes do grêmio sobre como é a sua participação nos processos de discussão e decisão acerca da vida da escola,como são tomadas as decisões internamente, assim como sobre o reconhecimento que têm pela direção, pelos professores e por funcionários. Com base nesses levantamentos, a que conclusões você chega sobre a participação democrática no interior do Grêmio e sobre a participação dos jovens que o compõem nas decisões tomadas pela escola? Para ter uma ideia melhor do significado do conceito de resiliência, procure identificar, com um grupo de colegas, entre atividades propostas aos jovens pela Secretaria de Educação, quais se guiam por esse conceito. O mesmo pode ser feito com relação a problemas de moradia, de transporte, de saneamento, relatados por alunos que vivem na localidade onde se situa a escola.
Na nossa escola no ano de 2014 não foi possível a formação do grêmio estudantil, devido ao não interesse dos alunos em montar uma chapa, foi feito um trabalho de divulgação pelas pedagogas porem a falta de interesse dos discentes acabou por tornar-se inviável a formação do grupo, desta forma a parte recreativa e de promoções ficou defasada. Os motivos citados pelos alunos pelo não interesse pela participação é a falta de tempo, por trabalharem o dia inteiro.
5. Tente realizar com um grupo de colegas a identificação de ações de caráter patrimonialista presentes no interior da escola ou na relação desta com os pais. Faça o mesmo com exemplos concretos de “autonomia concedida” e autonomia efetiva nas escolas onde atuam. Junto com um grupo de colegas, troquem e registrem suas experiências relativas à forma como os pais com que têm contato se manifestam a respeito dos três aspectos que, segundo Paro, condicionam a participação deles na vida escolar. Com base no que discutiram, proponham formas pelas quais possam ser rompidas e superadas as práticas patrimonialistas existentes na escola, assim como formas de articulação com os familiares dos alunos que ajudem a superar os condicionantes que dificultam sua participação.
Os pais não participam da vida escolar por não terem interesse na educação dos filhos, por achar que a instituição não dá abertura, e pela diferença cultural que eles acreditam existir. Essa ausência de participação pode ser atribuída a não clareza da sua importância na gestão da escola pública. Tal falta de clareza deve ser atribuída, segundo Paro (1997), a tradição autoritária presente na sociedade brasileira que, ao fechar todas as oportunidades de participação na vida da sociedade, em particular na escola pública, induz as pessoas a nem sequer imaginarem tal possibilidade. Também é preciso traçar um diagnóstico das condições concretas da escola, de modo a dimensionar as dificuldades a serem enfrentadas, as experiências agradáveis, os recursos humanos existentes, os equipamentos disponíveis, bem como a disposição para o trabalho pedagógico. Falta a escola chamar os pais a participarem, para acabar com o “vício” dos pais só comparecerem a escola quando as notas estão baixas, quando ocorre algum problema com seu filho, ou se caso o filho for aluno destaque.
6. Você conhece o PPP de sua escola? Você sabe quando e como ele foi construído? Procure saber sobre este processo de sua escola. Procure também conhecer o seu conteúdo e, principalmente, quais são suas principais finalidades. Converse com os seus colegas sobre o PPP de sua escola e verifique se há necessidade de uma revisão ou reconstrução do dele. Como está o ambiente em sua sala de aula? Prevalece a hierarquia ou o diálogo? Os alunos têm a possibilidade de aprender e se desenvolver como cidadãos? Pense sobre isso e reflita sobre a sua postura e suas estratégias de ensino, se elas favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de seres reflexivos.
Conhecemos sim. Há uma necessidade de revisão, principalmente quanto à forma de organização escolar, sugestão, de somatória para percentual, o PPP poderia estar disponível na biblioteca ou na sala dos professores para que todos possam ter acesso, e uma maior participação dos professores que não participam, por falta de tempo. Em sala de aula a busca de formar indivíduos solidários, autônomos, criativos e reflexivos, cada professor deseja o melhor para seus alunos e busca isto com diferentes estratégias, porém para conseguir esse respaldo é necessário o retorno dos alunos, o que em alguns casos não ocorrem.
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