Colégio Estadual João Manoel Mondrone

Temática III: O currículo

Grupo:

Tatiane Federizzi

Sandra de Oliveira Ferreira

Sandra Aparecida Carlos Filippin

Silvia Maria Nandi Dal Pozzo

Reflexão e Ação – Temática III

A) As decisões sobre o currículo se instituem como seleção. Na medida em que se trata de uma seleção, e que esta não é neutra, faz-se necessário clareza sobre quais critérios orientam esse processo de escolha. Promova um debate entre os professores participantes deste curso tendo como tema a seguinte questão: “Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência,da tecnologia da cultura? ”Registre esse debate e compartilhe as conclusões em suas redes de contato.
Tudo o que é ensinado na escola se é relacionado no dia a dia do aluno tem relações com o mundo do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, na maioria das vezes o aluno não relaciona com a prática, está aí o papel do professor como mediador para fazer entender as relações que estão ocultas.  EX: Quando se ensina o aluno a fazer um currículo ele vai usar para a vida, quando trabalha a linguagem formal e  informal mostra onde pode ser usada. Quando relacionamos a química no dia a dia, sempre deixamos claro que tudo no mundo está envolvida está ciência, as relações com o meio ambiente, as energias renováveis a reciclagem, consciência ecológica, sempre quando entramos assuntos com temáticas que se é possível fazer esta relação. O Fantástico da geografia é que é possível fazer relação com todos as temáticas do dia a dia.

B) Reconhecemos a complexidade das propostas das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Por essa razão, propomos que se reserve um tempo para a leitura e aprofundamento:
1)Ler e analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parecer CNE/CEB 05/2011 e Resolução
CNE/CEB nº 02/2012.
2) Organizar uma roda de conversa com os professores da escola sobre as DCNEM.
3) Sistematização: quais as proposições que mais geraram debate? A que você atribui que tenham sido essas as questões mais polêmicas?
As questões que geram debates são amplas porque as reformas educacionais apontam que o ensino deve propor autonomia e flexibilidade, mas constantemente nos deparamos com questões que caso o aluno tenha total autonomia extrapolará os limites pois se contrapõem com as ideias propostas para o trabalho solicitado. Sendo assim observa-se que há contradição entre o discurso presente na lei, e políticas públicas para o ensino médio.
Dar ou não autonomia ao aluno, no momento que é oportunizado, ele simplesmente não a usa de forma adequada.
4) Faça o registro dessa atividade e socialize com os demais professore  cursistas.

C) Leia atentamente o quadro abaixo:
FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
– Propiciar o desenvolvimento físico, intelectual,social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia intelectual e moral;
– Possibilitar o desenvolvimento das capacidades de comunicação, por meio das diferentes linguagens e das formas de expressão individual e grupal;
– Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo;
– Exercitar o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios;
– Estimular o desenvolvimento psicomotor,as habilidades física, motora e as diferentes destrezas;
– Propiciar o domínio de conhecimentos científicos básicos, nas diferentes áreas,tais como: Matemática, Língua Portuguesa,História, Geografia, Biologia, Física, Química,Sociologia, Filosofia, Educação Artística e Educação Física;
– Favorecer a sociabilização, isto é, aprodução da identidade e da diferenciação cultural, mediante a localização de si próprio como sujeito, da participação efetiva na sociedade e da localização espaço-temporal e sócio cultural. FONTE: SILVA, M. R. et al. Planejamento e trabalho coletivo. Coletânea Gestão da Escola Pública. Curitiba: UFPR, 2005.

1) Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor?
Refletir: essas finalidades não são “disciplinares”, mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida. Em vista dessa consideração,escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos
Após a leitura e análise das finalidades abordadas, compreende-se que todas são de fundamental importância para a construção da autonomia intelectual e moral, visto que todas as questões estimulam o gosto pela aprendizagem habilidades e competências, domínio do conhecimento, desenvolvimento psicomotor propiciar o desenvolvimento físico intelectual e possibilitar a capacidade de comunicação, por meio de, diferentes linguagens vivida em sala de aula, além de promover a socialização que faz com que o sujeito aprenda a viver em sociedade e lidar as diversas situações.

D) 1. Faça a leitura da proposta curricular da sua escola e do componente curricular em que você atua presente nessa proposta.

2. Organize uma roda de diálogo com os jovens alunos da escola e com seus colegas professores; – sobre o currículo da escola; sobre o currículo vivido por estes alunos; sobre o sentido do conhecimento escolar, das experiências vividas mediadas por esse conhecimento e sobre a necessidade de outros conhecimentos e abordagens; conduza de modo a fazer emergir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo, para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.
1) Você sabe o que é currículo? (  )Sim ou (   ) Não
2) Você acredita que na forma que ele está organizado, supre as necessidades dos discentes? (   ) Sim ou (  ) Não
3) O que falta para melhora-lo?
(  ) mais aulas de algumas disciplinas;
(  ) a adição de alguns conteúdos não vistos no ensino médio;
(  ) mais comprometimento dos alunos em relação aos conteúdos;
(  ) não falta nada como está supre as necessidades;
(  ) Outros:_________________________________
5) Os professores dão oportunidade aos alunos para mostrar autonomia? (   )Sim ou (   ) Não
6) Você acha que o ensino médio é difícil devido ao currículo? (   )Sim ou  (   ) Não
7) Se sim porque?
(   ) Devido a quantidade de matérias serem maiores
(   ) Muitos conteúdos para serem vistos com pouca quantidade de aula por semana. 
(   ) Outros_________________________________

Para responder esta questão, primeiramente fizemos uma conversa sobre o que é currículo, utilizamos um questionário elaborado com questões objetivas, e após a realização percebeu-se que eles compreenderam a importância do currículo e por que a necessidade de estudar os conteúdos inseridos no mesmo, através do diálogo referente as questões abordadas concluiu-se que os objetivos   presentes foram alcançados, pois eles relacionaram a teoria com a prática e passaram a ter uma nova visão de mundo.

3. Sistematize as conclusões e socialize seus registros em redes virtuais interativas