COLÉGIO ESTADUAL JARDIM CONSOLATA, Reflexão e Ação, caderno 5 por luiz Carlos Frederick

     Conforme estudamos a partir do Caderno 5, a questão da gestão escolar democrática é uma conquista importante alcançada pela sociedade que por conta de sua consciência cidadã e da capacidade de organizar-se tem construído ao longo das últimas décadas instâncias colegiadas, em que as discussões, debates e decisões acontecem coletivamente. Sabemos que uma gestão democrática na escola é de responsabilidade de toda a comunidade escolar: dos gestores, profissionais da educação e comunidade como um todo e todos os agentes envolvidos; e também é um processo em construção que dependerá de práticas dialógicas, onde prevalecerá a constante avaliação das pessoas em vista de uma escola democrática, envolvente e co-responsável nas suas decisões e encaminhamentos.

     São muitas as práticas que comprovam a gestão como sendo democrática e que promove a participação da comunidade; no decorrer do ano letivo são muitas as atividades pensadas, projetadas e executadas pelo conjunto da comunidade escolar, podemos citar o exemplo dos Projetos que tem um bom funcionamento como o da Leitura, tirou-se mensalmente uma hora aula nos três períodos para que todas as turmas, professores, funcionários, agentes,  secretaria e todos os espaços participam do exercício da leitura. Este projeto é resultado de uma gestão democrática que discutiu, avaliou e delegou tarefas a todos, assim como outras atividades que tem contado com estratégias e práticas que primam por decisões e encaminhamentos coletivos.

     Uma gestão democrática exige dos profissionais atitudes que também sejam democratizantes, tanto no convívio com os seus pares, bem como no cotidiano da sala de aula; e este é um desafio a ser enfrentado, pois ainda prevalece muitas vezes, mentalidades carregadas de individualismo, competição, autoritarismo e o exercício da democracia deverá ser uma prática que exige constância, autocrítica e capacidade de avaliação permanentemente constante avaliação das pessoas em vista de uma escola democrática, envolvente e co-responsável nas suas decisões e encaminhamentos.