APOSTILA IV - Áreas de Conhecimento e Integração Curricular
Quando Vincent Van Gogh escreve a carta para o seu irmão de forma involuntária demonstra as quatro dimensões : trabalho, ciência, trabalho e tecnologia, que formam o ensino integrado das Diretrizes Nacionais.
Quando ele ressalta a atividade desenvolvida tanto pelo lápis de carpinteiro e o carvão está mencionando o trabalho que segundo ele não é um serviço simples mas que é necessário precisão.
Quando ele sugere a invenção da pena com tinteiro, fica evidente que a ciência e a tecnologia andam juntas, pois para o desenvolvimento de uma técnica avançada é necessário o aprofundamento teórico, ter conhecimento das características do material utilizado e a sua utilização, com isso as novas técnicas podem facilitar e aperfeiçoar o trabalho. A tecnologia fica bem evidente quando compara o uso do lápis de carpinteiro e do carvão para o fino Faber.
A pintura de quadros expressa as características culturais de quem os faz, resgatando toda a tradição e característica de toda uma região e obviamente também a troca de informações entre aprendiz e mestre.
Essa atividade pode ser utilizada em sala quando se trabalha um texto de um determinado país e possível fazer um resgate das quatro dimensões do ensino integrado, fazendo um regate das características culturais e trabalho de um povo e logicamente demonstrar a ciência e a tecnologia presente.
Percebi que fica difícil desassociar as quatro dimensões, pois elas estão integradas. Para se realizar um trabalho houve o desenvolvimento de uma técnica, calcada num conhecimento cientifico e consequentemente expressa os traços culturais de que o realiza.