Reflexão e Ação 1 , caderno 6
Quanto aos desafios no campo da avaliação educacional, temos observado que as avaliações que temos utilizado em sala de aula estão dentro do previsto no projeto Político Pedagógico da escola e do Plano de Aula na medida do possível, mas é evidente que precisamos estar abertos a rever e repensar algumas práticas avaliativas que dão certo em algumas turmas e menos em outras. As atividades orais são importantes, porém nos primeiros anos do Ensino Médio o peso deverá ser diferente do aplicado nos segundos e terceiros, nos referimos às apresentações e seminários realizados, algumas turmas conseguem desenvolver mais adequadamente a pesquisa solicitada e afazem apresentações criativas, dinâmicas e bem organizadas.
No que se refere a minha concepção de avaliação, tenho a convicção que não deverá ser uma classificatória e excludente e muito menos um único instrumental no bimestre para que não tenha um caráter punitivo. Compreendo como importante a idéia da avaliação como processual, que considere o conjunto das produções e atividades: capacidade de interpretação, criatividade, participação, capacidade de pesquisa, senso crítico, sistematização, poder de síntese e verbalização do conteúdo.