Caderno VII Organização Democrática da Escola
A escola como instituição social tem como função a democratização dos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade, é um espaço de mediação entre sujeito e sociedade.
Numa gestão democrática é necessário que haja participação de fato, através da participação de toda a comunidade escolar e das instâncias colegiadas, como comunidade IPMF, Conselho escolar, Associação de pais e mestre e funcionários e Grêmio estudantil é fundamental no processo da democratização de escola e o papel deles é muito importante auxiliando o gestor com mais força da comunidade.
“.. tendo em conta que a participação democrática não se da espontaneamente, sendo antes um processo histórico em construção coletiva, coloca-se a necessidade de se preverem mecanismos institucionais que apenas viabilizem mas também incentivem práticas participativas dentro da escola pública.(PARO,1998,p.46).”
É mito importante participação da família na escola. Para nós como educadores é um desafio muito grande a presença da família na escola para socializar nas decisões no coletivo. Junto com os responsáveis do educando podemos arrumar estratégias e soluções para a questão da indisciplina ou até mesmo o rendimento escolar.
Como falamos em gestão democrática o Projeto Político Pedagógico é um instrumento que permite a organização e integração das atividades práticas que servem para nortear o próprio trabalho docente.
Nas reuniões pedagógicas apontamos a necessidade de uma mudança a partir do próximo ano letivo, usaremos método avaliativo trimestral, após das tomadas de decisões onde possibilitam diagnosticar problemas e podemos apontar soluções e questões de conhecimento dos nossos alunos. Com esse tempo a mais conseguimos dar retomadas de conteúdos que não agregaram em seu conhecimento.